4 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Emotional voice perception and its relationship with hallucination predispositi...

Castiajo, Paula Maria Santos

Tese de doutoramento em Psicologia Aplicada; Enquadramento: Alterações do processamento sensorial e cognitivo de emoções vocais têm sido associadas a alucinações verbais auditivas (AVA) nas perturbações psicóticas. No entanto, permanece por esclarecer se uma relação semelhante ocorre em indivíduos com elevada propensão para alucinações (PA). Um processamento emocional vocal alterado em indivíduos com elevada PA...


Maternal and paternal mental-state talk and executive function in preschool chi...

Baptista, Joana; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Castiajo, Paula Maria Santos; Barreto, Ana Luísa; Mateus, Vera; Soares, Isabel; Martins, C.

The present study examined the relationship between parents’ mental-state talk and preschoolers’ executive function. Seventy-two children participated in the present study, as well as their mothers and fathers. When children were enrolled in the second preschool year, mothers’ and fathers’ use of mental-state references were assessed during a shared picture-book reading task with the child. Later, four months b...


Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: da idade escolar até à i...

Martins, C.; Barreto, Ana Luísa; Castiajo, Paula Maria Santos

A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do ...


Metodologias de avaliação do desenvolvimento da cognição social da infância até...

Osório, Ana Alexandra Caldas; Castiajo, Paula Maria Santos; Ferreira, Raquel; Barbosa, Filipa; Martins, C.

Nas últimas décadas, a Psicologia do Desenvolvimento tem vindo a delinear o percurso do desenvolvimento sócio-cognitivo na procura de respostas a uma questão essencial – Como evoluem as capacidades de mentalização das crianças? O interesse em conhecer as fases que marcam o desenvolvimento da cognição social, desde as idades mais precoces até à consolidação da compreensão das causas psicológicas dos comportament...


4 Results

Queried text

Refine Results

Author












More optionsLess options

Date





Document Type



Funding



Access rights



Resource


Subject





















More optionsLess options