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Perspectivas actuais da Educação Intercultural na promoção de uma escola Inclusiva

Ribeiro, Ana Sofia; Cavalcanti, Joana; ESEPF; Cruz, Mário; Universidade de Aveiro

O seguinte artigo surgiu como resultado de uma investigação, a qual se baseia num estudo de caso, realizadaacerca das perspectivas da Educação Intercultural como promotora de práticas inclusivas.A Educação, na sociedade contemporânea, tornou-se um desafio porque a escola e a sociedade vivem numaconstante dicotomia à qual os especialistas chamam de “daltonismo cultural” contrapondo ao “apelo” (in)consciente dos ...

Data: 2010   |   Origem: Saber & Educar

Criança, Sujeito de Direitos: A Infância que se ergue: breve fundamentação

Cavalcanti, Joana; ESEPF; Gonçalves, Daniela; ESEPF; Trevisan, Gabriela; ESEPF; Gonçalves, José Luís; ESEPF; Silva, Maria Cristina Vieira; ESEPF

Partindo de uma reflexão sobre os Direitos da Criança, este projecto centra-se no papel da Educação e dasinstituições sócio-educativas na promoção, reflexão e defesa dos mesmos, numa perspectiva de formação deadultos e crianças.Ao longo do percurso, foram promovidas acções de esclarecimento e sensibilização junto dos agentes educativos,sobre os aspectos pedagógicos, jurídicos, psicológicos e sociais sobre os qu...

Data: 2010   |   Origem: Saber & Educar

A Po(ética) da Infância e a Formação para os Valores

Cavalcanti, Joana; ESEPF

A Literatura para a Infância se constitui como uma das grandes possibilidades de contacto da criança com arealidade e com o mundo. Para além de propor sensibilização estética, o espaço literário também se oferece comolugar de busca e produção de sentido. Assim, uma (po)ética da Literatura para a Infância deve ser considerada namedida em que se situa como um conjunto ou sistema de ideias destinado à compreensão ...

Data: 2010   |   Origem: Saber & Educar

O Ensino Precoce de Língua Estrangeira e a Literatura para a Infância: diálogo ...

Barreira, Carla; ESEPF; Cavalcanti, Joana; ESEPF

O texto literário para crianças tem sido objecto de muitas discussões que extrapolam a sala de aula e seinserem em múltiplos contextos de valorização da criança, da leitura e da arte. Assim, a nossa intenção éabordar a Literatura para a Infância e o seu carácter de ambiguidade, mas sobretudo apontar janelas deonde se possa dialogar a partir de uma reflexão acerca da complexidade com a qual são tecidas as relaçõ...

Data: 2009   |   Origem: Saber & Educar

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