Objetivo: refletir sobre oportunidades para a internacionalização da Enfermagem em países lusófonos proporcionadas por uma rede internacional de conhecimentos em Enfermagem. Método: método reflexivo que conduz à percepção modificada de uma dada situação levando a novas ideias, revelando temas de análise e propostas de possíveis soluções através de um plano de ação. A reflexão concentrou-se em diálogos interdisc...
Objetivo Descrever o exercício conceitual de reflexão sobre as possibilidades e particularidades da participação das Escolas de Enfermagem e Faculdades de Enfermagem lusófonas na Rede de Conhecimentos em Enfermagem. Método Análise das informações obtidas em um levantamento de recursos institucionais de acordo com o marco conceitual proposto por Prug e Prusak sobre rede de conhecimentos. A ponderação de aspectos...
Contexto: O final do século XIX e o início do século XX é um período de profundas transformações nas instituições de assistência e nos seus profissionais. Objetivo: Conhecer este período da história da enfermagem em Portugal. Analisar os anuários da Universidade de Coimbra, considerando-os como fonte primária. Metodologia: Análise descritiva histórica de 73 anuários, com levantamento de fontes e construção de s...
Marco contextual: El modelo de salud en la Segunda República española (1931-1939) y las prácticas asistenciales desarrolladas por el personal enfermero transformaron las condiciones sanitarias del país. Sin embargo, durante la Guerra Civil (1936-1939), los cuidados sociosanitarios fueron desiguales. Objetivo: Analizar la influencia sanitaria durante la Guerra Civil y la posguerra española. Metodología: Investig...
Estudo a desenvolver em duas etapas Etapa 1 - estudo metodológico de tradução e adaptação semântica e cultural para a Português de Portugal e análise de validade psicométrica do Cuestionario de Autoevaluación de la Autonomia (versão para estudantes de enfermagem) (QAAA) (Muñoz, 2011) Etapa 2 - Estudo randomizado e controlado para avaliação da eficácia de um protocolo de ensino para o desenvolvimento da autonomi...
Tese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Nas últimas duas décadas a expansão notável de ideias, políticas e práticas educativas e formativas no ensino superior geraram o que Zabalza (2011) designou de nova arquitetura académica (organização e estrutura dos cursos) e exigir...
A complexidade do Ensino Clínico (EC) em Enfermagem, associada à instabilidade dos contextos, insegurança, falta de autoconfiança dos estudantes, exige um processo supervisivo adequado ao contexto e aos intervenientes. O papel do supervisor é fundamental, pois o estudante deve vivenciar situações onde possa praticar sob orientação de um profissional, que simultaneamente seja conselheiro e coach. O coaching é co...