714 documents found, page 1 of 72

Search by avaliaçáo externa das escolas
Sort by Relevance

O Programa de Avaliação Externa das Escolas em Portugal à luz de relatórios int...

Fialho, Isabel; Saragoça, José; Correia, Ana Paula; Silvestre, M. José; Gomes, Sónia

Ao longo das duas últimas décadas, em contextos sociopolíticos muito diversos, a avaliação das organizações escolares, assumindo diferentes configurações e domínios de incidência, tem ocupado um lugar de destaque na agenda das políticas educativas. O Programa de Avaliação Externa das Escolas (PAEE), instituído em Portugal desde 2007, sob a responsabilidade da Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC), resulto...


A intervenção da inspeção na avaliação externa das escolas: um estudo com base ...

Nogueira, Arlete; Gonçalves, Manuela; Costa, Jorge Adelino

Em Portugal, o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior surge em 2002, com a publicação da Lei n.º 31/2002, determinando pela mesma via jurídico-normativa que as escolas sejam submetidas a processos de avaliação externa. Este processo avaliativo foi confiado à Inspeção da Educação, a partir de 2007, passando este a ser um dos principais domínios da intervenção inspetiva. O presente estudo tem p...


O papel da inspeção na avaliação externa das escolas em Portugal: perceções de ...

Nogueira, Arlete; Costa, Jorge Adelino; Gonçalves, Manuela

Em Portugal, o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior surge em 2002, com a publicação da Lei n.º 31/2002, sendo assumida politicamente como um instrumento de definição de políticas educativas, de aprofundamento do sentido de responsabilidade dos agentes educativos e de melhoria da gestão do sistema educativo (na sua organização eficiente e na eficácia dos seus resultados). Em consequência, as...


A Intervenção da Inspeção na Avaliação Externa das Escolas: um estudo com base ...

Nogueira,Arlete; Gonçalves,Manuela; Costa,Jorge Adelino

Em Portugal, o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior surge em 2002, com a publicação da Lei n.º 31/2002, determinando pela mesma via jurídico-normativa que as escolas sejam submetidas a processos de avaliação externa. Este processo avaliativo foi confiado à Inspeção da Educação, a partir de 2007, passando este a ser um dos principais domínios da intervenção inspetiva. O presente estudo tem p...

Date: 2019   |   Origin: SciELO Portugal

Avaliação Externa das Escolas

Morgado, Carlos Manuel Lourenço

Em Portugal, a questão da avaliação das escolas tem vindo a ser cada vez mais debatida e as atitudes dos vários intervenientes do setor educativo, nomeadamente das escolas, têm vindo a ser objeto de algumas transformações. Com este estudo pretende-se identificar os pontos fortes e áreas de melhoria entre o segundo e o terceiro ciclo avaliativo implementados pela IGEC e a sua evolução, depois de decorridos dois ...

Date: 2024   |   Origin: IC-online

Os resultados das escolas do Alentejo nos relatórios da avaliação externa no tr...

Salgueiro, Helena; Fialho, Isabel

O presente estudo apresenta os resultados da avaliação externa das escolas do Alentejo avaliadas no triénio 2006-2009. Neste sentido, procedemos à análise dos cinquenta e oito relatórios de avaliação externa das escolas/agrupamentos, com o objectivo de conhecer a qualidade das escolas desta região do país, tendo como referência as classificações obtidas nos cinco domínios avaliados, bem como os pontos fortes e ...


Avaliação externa das escolas em Portugal e das escolas europeias : uma perspet...

Lemos, Diana Patrícia Blanco, 1989-

Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012; O presente relatório de estágio aborda a temática da avaliação das organizações escolares numa perspetiva comparativa que tem em conta o contexto nacional, com a Avaliação Externa das Escolas (AEE) e o contexto internacional, através da avaliação realizada nas Escolas Europeia...


A liderança das escolas em três regiões portuguesas: uma visão a partir da aval...

Quintas,Helena; Gonçalves,José Alberto Mendonça

A liderança escolar tem efeitos significativos na aprendizagem, desenvolvimento e sucesso académico dos alunos e na qualidade das organizações educativas, pelo que das suas práticas depende, em grande medida, a eficácia da ação da escola. Foi tendo estes pressupostos por referentes que desenvolvemos o estudo a que este artigo se reporta. Nele procuramos caracterizar a liderança das escolas e agrupamentos de esc...

Date: 2012   |   Origin: SciELO Portugal

Teachers’ perceptions on the external evaluation of schools in Portugal

Sousa, Joana Raquel Faria de; Pacheco, José Augusto

The study presented in this article emerges from an investigation carried out within the Schools Self-evaluation Observatory, with the main purpose of understanding the trends in teachers' perceptions regarding the effects of the External Evaluation of Schools (EES) on the Portuguese reality. Through a quantitative study based on a questionnaire survey applied to teachers of the School Groups and Non-...

Date: 2018   |   Origin: Oasisbr

Supervisão, liderança e trabalho colaborativo nos relatórios de avaliação exter...

Santos, Paula Cristina Sim Sim dos, 1966-

Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015; A avaliação externa das escolas (AEE), regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 31/2002, de 21 de dezembro, surge em consonância com as políticas educativas adotadas no sentido de se promover a avaliação institucional como um instrumento de melhoria e regulação da...


714 Results

Queried text

Refine Results

Author





















More optionsLess options

Date





















More optionsLess options

Document Type












More optionsLess options

Funding



Access rights





Resource





















More optionsLess options

Subject





















More optionsLess options