Ao longo das duas últimas décadas, em contextos sociopolíticos muito diversos, a avaliação das organizações escolares, assumindo diferentes configurações e domínios de incidência, tem ocupado um lugar de destaque na agenda das políticas educativas. O Programa de Avaliação Externa das Escolas (PAEE), instituído em Portugal desde 2007, sob a responsabilidade da Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC), resulto...
Em Portugal, o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior surge em 2002, com a publicação da Lei n.º 31/2002, determinando pela mesma via jurídico-normativa que as escolas sejam submetidas a processos de avaliação externa. Este processo avaliativo foi confiado à Inspeção da Educação, a partir de 2007, passando este a ser um dos principais domínios da intervenção inspetiva. O presente estudo tem p...
Em Portugal, o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior surge em 2002, com a publicação da Lei n.º 31/2002, sendo assumida politicamente como um instrumento de definição de políticas educativas, de aprofundamento do sentido de responsabilidade dos agentes educativos e de melhoria da gestão do sistema educativo (na sua organização eficiente e na eficácia dos seus resultados). Em consequência, as...
Em Portugal, o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior surge em 2002, com a publicação da Lei n.º 31/2002, determinando pela mesma via jurídico-normativa que as escolas sejam submetidas a processos de avaliação externa. Este processo avaliativo foi confiado à Inspeção da Educação, a partir de 2007, passando este a ser um dos principais domínios da intervenção inspetiva. O presente estudo tem p...
Em Portugal, a questão da avaliação das escolas tem vindo a ser cada vez mais debatida e as atitudes dos vários intervenientes do setor educativo, nomeadamente das escolas, têm vindo a ser objeto de algumas transformações. Com este estudo pretende-se identificar os pontos fortes e áreas de melhoria entre o segundo e o terceiro ciclo avaliativo implementados pela IGEC e a sua evolução, depois de decorridos dois ...
O presente estudo apresenta os resultados da avaliação externa das escolas do Alentejo avaliadas no triénio 2006-2009. Neste sentido, procedemos à análise dos cinquenta e oito relatórios de avaliação externa das escolas/agrupamentos, com o objectivo de conhecer a qualidade das escolas desta região do país, tendo como referência as classificações obtidas nos cinco domínios avaliados, bem como os pontos fortes e ...
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012; O presente relatório de estágio aborda a temática da avaliação das organizações escolares numa perspetiva comparativa que tem em conta o contexto nacional, com a Avaliação Externa das Escolas (AEE) e o contexto internacional, através da avaliação realizada nas Escolas Europeia...
A liderança escolar tem efeitos significativos na aprendizagem, desenvolvimento e sucesso académico dos alunos e na qualidade das organizações educativas, pelo que das suas práticas depende, em grande medida, a eficácia da ação da escola. Foi tendo estes pressupostos por referentes que desenvolvemos o estudo a que este artigo se reporta. Nele procuramos caracterizar a liderança das escolas e agrupamentos de esc...
The study presented in this article emerges from an investigation carried out within the Schools Self-evaluation Observatory, with the main purpose of understanding the trends in teachers' perceptions regarding the effects of the External Evaluation of Schools (EES) on the Portuguese reality. Through a quantitative study based on a questionnaire survey applied to teachers of the School Groups and Non-...
Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015; A avaliação externa das escolas (AEE), regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 31/2002, de 21 de dezembro, surge em consonância com as políticas educativas adotadas no sentido de se promover a avaliação institucional como um instrumento de melhoria e regulação da...