Enquadramento: A implementação da pratica baseada na evidencia (EBP) em contextos clínicos e recomendada pelo seu impacto positivo na saúde, contudo, permanece abaixo do desejável. A formação de estudantes de licenciatura em enfermagem em EBP e fundamental, pelo que e crucial haver medidas validas e confiáveis desta aprendizagem. Objetivo: Traduzir e adaptar transculturalmente para português europeu as escalas ...
IntroductionThe preoperative nursing consultation can be seen as a privileged moment for transmitting information to the person in a perioperative situation, to better prepare them for surgery and promote their collaboration in perioperative care. As this procedure is not carried out regularly, it is therefore important to carry out research into the reasons why it is not done. ObjectiveTo learn about the const...
Introdução O desenvolvimento dos adolescentes centra-se na construção de autonomia e independência face à supervisão parental. Este desafio torna-se mais complexo perante um diagnóstico de diabetes tipo 1, o que exige responsabilização do adolescente face à gestão da doença. Nesta fase revela-se crucial a implementação de intervenções promotoras de competências de autogestão. Objetivo Mapeamento de intervenções...
Contexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura. Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Método de revisão sistemática: Sco...
Contexto: O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) garante a segurança dos profissionais de saúde e utentes. No entanto, os fatores que afetam a adesão aos mesmos encontram-se dispersos na literatura. Objetivo: Mapear os fatores que determinam a adesão ao uso de EPIs pelos enfermeiros do serviço de urgência. Método de revisão: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Ins...
Objectives: To describe the meaning attributed to the experiences of the clinical experience of specialist nurses in the implementation of nursing care focuses and respective interventions that promote the autonomy of the elderly. Method: Qualitative study based on Giorgi’s method. Eighteen specialist nurses were interviewed, recruited for convenience in two hospitals in the northern region of Portugal, between...
Abstract Background: The concept of autonomy is composed of several components, making it a multidimensional concept. This includes cognitive ability, intellectual ability, emotional intelligence, social situation, and physical ability skills. This study aimed to describe the experiences attributed to the meaning of the concept of autonomy, by specialist nurses. Methods: A descriptive phenomenological study was...
Background: The concept of autonomy is composed of several components, making it a multidimensional concept. This includes cognitive ability, intellectual ability, emotional intelligence, social situation, and physical ability skills. This study aimed to describe the experiences attributed to the meaning of the concept of autonomy, by specialist nurses. Methods: A descriptive phenomenological study was carried ...
Objetivos: Descrever o significado atribuído às vivências da experiência clínica dos enfermeiros especialistas na implementação de focos do cuidado de enfermagem e respetivas intervenções promotoras da autonomia dos idosos. Método: Estudo qualitativo com base no método de Giorgi. Foram entrevistados 18 enfermeiros especialistas, recrutados por conveniência em dois hospitais da região a norte de Portugal, entre ...
Contexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura. Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Método de revisão sistemática: Sco...