In this article, the experience of building and implementing a training program will be reported, based on the results of its evaluation process, in particular the surveys filled in by the trainees. This experience resulted from a set of options, centered on the principle of co-construction of a training process that included assessing its pertinence within the framework of promoting the quality and efficiency ...
Neste artigo, dar-se-á conta da experiência de construção e implementação de um programa de capacitação, com base nos resultados do seu processo de avaliação, em particular os inquéritos por questionário preenchidos pelos formandos. Esta experiência resultou de um conjunto de opções, centradas no princípio de coconstrução de um processo formativo que incluiu a aferição da sua pertinência no quadro da promoção d...
A biodiversidade é um conceito-chave em biologia, que engloba a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project-Teaching Sustainability, os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a sustentabilidad...
A biodiversidade é um conceito chave em biologia que engloba toda a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project - Teaching Sustainability (TAP TS), os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a ...
O Pensamento Computacional (PC) surge como uma nova capacidade matemática curricular nas Aprendizagens Essenciais da Matemática (AEM) em Portugal (Canavarro et al., 2022). Este estudo, surge no âmbito do Mestrado em Recursos Digitais em Educação, tem como objetivo geral analisar os principais desafios enfrentados pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) ao integrarem o PC na sala de aula. Para ta...
Os anos letivos de 2019-20 e 2020-21 foram marcados, nas escolas dos ensinos básico e secundário e, nas instituições de ensino superior, por períodos de Ensino Remoto causados pela Pandemia COVID-19. As escolas do ensino básico e as instituições de ensino superior que colaboraram no processo de Formação Inicial de Professores/as, tiveram de adotar estratégias diversificadas para adaptar os estágios dos/as futur...
Neste artigo apresenta-se uma linha de investigação em que se procura analisar, no âmbito de uma experiência de formação, a forma como futuros educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) percecionam a regulação partilhada e a autorregulação da aprendizagem (ARA) e como, a partir dessa experiência, promovem essas competências nas crianças, nomeadamente, na resolução de problemas mate...
The increasing concern on sustainability and sustainability education led to the development of the European sustainability competence framework (GreenComp). One aim of GreenComp is to promote sustainability education for the European citizens, developing their competencies and expecting they mobilize it in different contexts. This competence development is relevant for in-service teachers, future teachers or o...
The School of Education of Polytechnic Institute of Santarém (PISantarém) is a teacher education institution with more than 40 years of experience, dedicated to the training of kindergarten educators (0 to 5 years old children) and elementary school teachers (6 to 12 years old students). Sustainability Education (SE) and Sustainability are strongly embedded in the programs and activities of the institution. In ...
O encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para ...