Introdução e Objetivos: O ensino baseado em competências trata-se de um paradigma que preconiza a organização de um curriculum em torno da aquisição de competências, tendo sido documentadas várias vantagens associadas, como o foco nos resultados da aprendizagem1. O LogBook é uma metodologia de registo das competências adquiridas pelo estudante, sendo amplamente utilizado para monitorizar a aquisição de competên...
Introdução: A pandemia de COVID-19 impactou fortemente as escolas médicas e os cursos de Medicina, obrigando a uma transição abrupta para modalidades de ensino e de avaliação remotas, num processo com escasso tempo de preparação. Este estudo focou-se na avaliação das preferências dos estudantes pelas características específicas das experiências de ensino-aprendizagem e de avaliação, em função da modalidade de e...
Introdução e objetivos Nos últimos anos, a simulação como meio de ensino tem ganho destaque em Medicina. Contudo, o ensino médico tem privilegiado a aquisição de conhecimentos e competências individuais, desvalorizando o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa. Sendo a maioria dos erros cometidos em Medicina devido ao fator humano, ou seja, às competências não técnicas, pretendemos estudar o impac...
Introdução: O treino de competências técnicas é fundamental para a prática clínica, mas pouco explorado no currículo médico pré- -graduado. Neste contexto, o método de aprendizagem assistida por pares tem surgido como uma alternativa válida para contrariar esta insuficiência formativa. Neste estudo pretende-se avaliar o impacto, nos estudantes, de um programa de aprendizagem assistida por pares em técnicas cirú...
Introduction: Technical skills training is fundamental for clinical practice although poorly emphasised in undergraduate medical curricula. In these circumstances, Peer Assisted Learning methodology has emerged as a valid alternative to overcome this insufficiency. The purpose of this study is to evaluate the impact on students of a Peer Assisted Learning program in basic surgical skills, regarding technical co...