5 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

RCO-2 ESTRUTURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM ELOGBOOK DE COMPETÊNCIAS NA FMUC

Dourado, Catarina; Alves, Luís; Conceição, Hugo

Introdução e Objetivos: O ensino baseado em competências trata-se de um paradigma que preconiza a organização de um curriculum em torno da aquisição de competências, tendo sido documentadas várias vantagens associadas, como o foco nos resultados da aprendizagem1. O LogBook é uma metodologia de registo das competências adquiridas pelo estudante, sendo amplamente utilizado para monitorizar a aquisição de competên...


RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIA...

Conceição, Hugo; Fernandes, Mariana; Pinto, António; Silva, Diogo; Figueiredo, Arnaldo

Introdução: A pandemia de COVID-19 impactou fortemente as escolas médicas e os cursos de Medicina, obrigando a uma transição abrupta para modalidades de ensino e de avaliação remotas, num processo com escasso tempo de preparação. Este estudo focou-se na avaliação das preferências dos estudantes pelas características específicas das experiências de ensino-aprendizagem e de avaliação, em função da modalidade de e...


RP-7 MUDANÇA DE PARADIGMA: TRABALHO DE EQUIPA PARA ALÉM DA EXCELÊNCIA INDIVIDUAL

Martinho, Bárbara; Ferreira, Luís; Madeira, Filipa; Baptista, Sérgio; Conceição, Hugo; Alexandrino, Henrique

Introdução e objetivos Nos últimos anos, a simulação como meio de ensino tem ganho destaque em Medicina. Contudo, o ensino médico tem privilegiado a aquisição de conhecimentos e competências individuais, desvalorizando o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa. Sendo a maioria dos erros cometidos em Medicina devido ao fator humano, ou seja, às competências não técnicas, pretendemos estudar o impac...


Aprendizagem Assistida por Pares: Uma Alternativa Pedagógica no Ensino de Compe...

Ribeiro, Joana Fernandes; Rosete, Manuel; Teixeira, Andreia; Conceição, Hugo; Santos, Lélita

Introdução: O treino de competências técnicas é fundamental para a prática clínica, mas pouco explorado no currículo médico pré- -graduado. Neste contexto, o método de aprendizagem assistida por pares tem surgido como uma alternativa válida para contrariar esta insuficiência formativa. Neste estudo pretende-se avaliar o impacto, nos estudantes, de um programa de aprendizagem assistida por pares em técnicas cirú...


Peer Assisted Learning: A Pedagogical Alternative of Teaching Skills to Medical...

Ribeiro, Joana Fernandes; Rosete, Manuel; Teixeira, Andreia; Conceição, Hugo; Santos, Lèlita

Introduction: Technical skills training is fundamental for clinical practice although poorly emphasised in undergraduate medical curricula. In these circumstances, Peer Assisted Learning methodology has emerged as a valid alternative to overcome this insufficiency. The purpose of this study is to evaluate the impact on students of a Peer Assisted Learning program in basic surgical skills, regarding technical co...

Date: 2020   |   Origin: Acta Médica Portuguesa

5 Results

Queried text

Refine Results

Author


















Date



Document Type


Access rights


Resource




Subject