168 documents found, page 1 of 17

Sort by Issue Date

O ensino da contabilidade e das finanças e o modelo de avaliação contínua artic...

Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Galvão, Rosa; Wergikosky, Telmo; Bacalhau, Filipe; Costa, Paulo; Teixeira, Nuno

Trabalho apresentado em XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 1-4 de fevereiro de 2023, Aveiro, Portugal; O sucesso escolar é um desafio do ensino e em Simulação Empresarial, está associado á articulação do modelo de avaliação contínua com o ensino baseado na resolução de problemas. No estudo efetuado nos últimos 3 anos letivos que foram profundamente afetados pela pandemia, na unidade curricular...


Development of lipid nanoparticles with nystatin for an antifungal action

Nascimento, Cecilia; Sousa, Filipa; Reis, Salette; Costa, Paulo

Fungal diseases currently affect about a quarter of the population worldwide. Fungi infections caused by Candida albicans have been described as a significant concern to public health. The spectrum of clinical diseases caused by this fungi species range between vulvovaginal candidiasis, oral candidiasis, candidemia and mucositis. The emergence of resistance mechanisms towards antifungal therapy greatly hampers ...

Date: 2023   |   Origin: Journal UMinho Science

Do perfil humanista às aprendizagens essenciais: por que recantos da escola and...

Costa, Paulo; Azevedo, Fernando

No presente texto, pretendemos discutir a coerência das propostas de trabalho sobre o texto literário, na Escola, em Portugal, a partir da análise de um conjunto de textos de caráter predominantemente normativo, que assumiremos como o discurso oficial para as disciplinas de Português e Literatura Portuguesa, integrantes do plano de estudos do Ensino Secundário. Partiremos, nesta análise, de uma reflexão sobre a...


Posfácio

Costa, Paulo

Posfácio - Este livro oferece testemunho de um colóquio que decorreu em Outubro de 2017 no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa) e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Os organizadores – que reincidem agora na organização do livro – acreditam que quem trabalha em escolas, pensa ou decide sobre escolas, partilha o princípio que nos uniu na promoção do colóq...


Posfácio

Costa, Paulo

Posfácio - Este livro oferece testemunho de um colóquio que decorreu em Outubro de 2017 no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa) e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Os organizadores – que reincidem agora na organização do livro – acreditam que quem trabalha em escolas, pensa ou decide sobre escolas, partilha o princípio que nos uniu na promoção do colóq...


Ainda a discutir o cânone? Vozes sobre/de autores.

Costa, Paulo

Começaremos, neste texto, por refletir sobre o estatuto dos textos a partir do conceito de campo literário, tal como entendido por Pierre Bourdieu, como espaço no qual a escassez do tipo de capital em jogo é geradora de forças que, por seu turno, irão atuar sobre os seus integrantes, segundo as posições que ocupam e segundo a forma como concorrem para conseguir ocupar, manter ou transformar essas posições. Proc...


Éducation littéraire à l’école : quelques réflexions sur le carnet d’un voyage ...

Costa, Paulo

La connaissance du discours pédagogique officiel portugais, matérialisé principalement par des textes de nature prescriptive désignés sous le nom de programmes ou, plus récemment, de « buts curriculaires », est essentielle pour pouvoir réfléchir sur les pratiques pédagogiques, dans un système aussi centralisé que celui qui prévaut au Portugal. Dans le cas de l’approche pédagogique de la littérature, menée presq...


Discursos sobre Biblioteca Escolar e Educação (Literária): Centralidade e Perif...

Costa, Paulo

Neste texto, partiremos da análise do discurso oficial mais recente, sejam documentos abrangentes, prescritivos, reguladores do sistema educativo – com destaque para: Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, Decreto-Lei no 55/2018 - na sua generalidade, sejam documentos da mesma natureza referentes à disciplina de Português – com destaque para as Apr...


A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: do...

Neto, António; Costa, Paulo; Balça, Ângela

Neste texto, pretendemos apresentar os planos de aula que contemplam modalidades organizativas da didática da leitura literária no bojo do Projeto Educacional denominado “Planeta Leitura” que possui a finalidade de contribuir com a formação de leitores literários (de 6 a 10 anos). Dessa forma, partiremos da análise do corpus que compreende os planos de aula contidos nos cinco exemplares das Guias de Orientações...


Trends on communication, educational assessment, sustainable development, educa...

Balbín, Ana María; Caetano, Nídia S.; Conde, Miguel A.; Costa, Paulo; Felgueiras, Carlos; Fidalgo-Blanco, Ángel; Fonseca, David; Gamazo, Adriana

The 10th edition of the Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality (TEEM 2022) brings together researchers and postgraduate students interested in combining different aspects of the technology applied to knowledge society development, with particular attention to educational and learning issues. This volume includes contributions related to communication, educational assessment, sustainable develop...


168 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date




















Document Type












Funding



Access rights





Resource





















Subject