14 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revi...

Silva,Meirele Rodrigues Inácio da; Almeida,Alinne Paula de; Machado,Juliana Costa; Silva,Luciana Saraiva da; Cardoso,Juliana Aparecida Fialho

Resumo O objetivo deste artigo é analisar os critérios de acreditação dos estudos que avaliaram as ações de promoção da saúde e prevenção de fatores de risco das Escolas Promotoras de Saúde (EPSs). Realizou-se uma revisão sistemática conduzida a partir das recomendações propostas no guia Preferred Reporting Items for Systematic Reviewsand Meta-Analyses (PRISMA) dos artigos que avaliaram as EPSs nas bases de dad...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Efect of vitamin A suplementation: a systematic review

Soares,Marcela Martins; Silva,Mariane Alves; Garcia,Pauliana Pimentel Coelho; Silva,Luciana Saraiva da; Costa,Glauce Dias da; Araújo,Raquel Maria Amaral

Abstract To evaluate the effect of vitamin A supplementation in postpartum infants and women on serum retinol levels and breast milk. The databases Medline, PubMed, Lilacs and SciELO were consulted. The descriptors used were vitamin A, dietary supplement, child, postpartum period, infant and nutrition programs policies. Search found 7432 articles. After elimination of duplicity and application of eligibility cr...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Collective portfolio: assessment of teaching and learning in health undergradua...

Costa,Glauce Dias da; Driessen,Erik; Silva,Luciana Saraiva da; Campos,Aline Aparecida de Oliveira; Costa,Thiago de Melo Teixeira da

Abstract The potential of the reflective collective portfolio as a method of teaching, learning and assessment needs to be emphasized. The objectives is to assess and validate the quality of the collective portfolio as a method of teaching, learning and assessment in the training of health professional. Portfolio quality was analyzed using an inventory of analysis that was adapted and tested for this study. In ...

Date: 2018   |   Origin: Oasisbr

Analysis of the national school feeding program in the municipality of Viçosa, ...

Rocha,Naruna Pereira; Filgueiras,Mariana De Santis; Albuquerque,Fernanda Martins de; Milagres,Luana Cupertino; Castro,Ana Paula Pereira

ABSTRACT OBJECTIVE To analyze the implementation of the Brazilian National School Feeding Program as a food and nutritional security policy in public schools. METHODS This a cross-sectional study, with a quantitative and qualitative approach, carried out with 268 schoolchildren aged eight to nine years from the public school system of Viçosa, state of Minas Gerais, Brazil, in 2015. Interviews were carried out u...

Date: 2018   |   Origin: Oasisbr

Avaliação da Vigilância em Saúde na Zona da Mata Mineira, Brasil: das normas à ...

Donateli,Cíntia Pereira; Avelar,Patrícia Silva; Einloft,Ariadne Barbosa do Nascimento; Cotta,Rosângela Minardi Mitre; Costa,Glauce Dias da

Resumo A Vigilância em Saúde é de suma importância ao se defrontar com o atual cenário epidemiológico do Brasil. Objetiva-se avaliar o grau de atuação da Vigilância em Saúde da Zona da Mata Mineira. Trata-se de um estudo avaliativo. A coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2016. O universo da pesquisa foi composto por sete municípios polo da Zona da Mata Mineira. Os municípios foram selecionados tendo ...

Date: 2017   |   Origin: Oasisbr

Desempenho da Atenção Primária à Saúde segundo o instrumento PCATool: uma revis...

Prates,Mariana Louzada; Machado,Juliana Costa; Silva,Luciana Saraiva da; Avelar,Patrícia Silva; Prates,Luciana Louzada; Mendonça,Erica Toledo de

Resumo O objetivo deste trabalho foi analisar os estudos que avaliaram o desempenho dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) mediante uso do instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool) na perspectiva do usuário, em âmbito mundial. Estudo de revisão sistemática, seguindo o modelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), a partir das seguintes bases: Lilacs, MedLin...

Date: 2017   |   Origin: Oasisbr

Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção...

Cotta,Rosângela Minardi Mitre; Costa,Glauce Dias da

O portfólio reflexivo inscreve-se no contexto de uma avaliação formativa pautada no feedback e na interação. A fragilidade no processo de avaliação dos portfólios é consenso na literatura e entre especialistas e estudantes. Este estudo objetivou apresentar e analisar o Instrumento de avaliação e autoavaliação das competências a serem trabalhadas no portfólio reflexivo (IAVCP). A construção teórico-conceitual ba...

Date: 2016   |   Origin: Oasisbr

Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competência...

Cotta,Rosângela Minardi Mitre; Costa,Glauce Dias da; Mendonça,Erica Toledo de

Objetivo avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Métodos pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolv...

Date: 2015   |   Origin: Oasisbr

O aprender fazendo: representações sociais de estudantes da saúde sobre o portf...

Costa,Glauce Dias da; Cotta,Rosângela Minardi Mitre

No contexto atual de necessárias mudanças na formação dos profissionais de saúde, destaca-se o portfólio como método inovador na forma de ensinar, aprender e avaliar. O objetivo deste estudo é identificar as representações sociais dos estudantes no processo de construção do portfólio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando a triangulação de técnicas: observação participante, entrevista e grupo focal. P...

Date: 2014   |   Origin: Oasisbr

Portfólio reflexivo: uma proposta de ensino e aprendizagem orientada por compet...

Cotta,Rosângela Minardi Mitre; Costa,Glauce Dias da; Mendonça,Érica Toledo

O objetivo deste artigo é analisar a experiência de construção coletiva de portfólios como método de ensino-aprendizagem na disciplina de Políticas de Saúde, identificando as competências desenvolvidas pelos estudantes. Pesquisa qualitativa, cuja coleta e tratamento dos dados se deram por meio da análise documental (34 portfólios) e temática, respectivamente. Consideraram-se as competências Aprender a ser e Apr...

Date: 2013   |   Origin: Oasisbr

14 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date











Document Type


Access rights


Resource


Subject