39 documents found, page 1 of 4

Sort by Issue Date

Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review

Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da; Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva; Coutinho, Verónica Rita Dias

Contexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura. Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Método de revisão sistemática: Sco...


Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping ...

Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da; Coutinho, Verónica Rita Dias; Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva

Objetivo: Mapear las metodologías pedagógicas utilizadas en la enseñanza de la enfermería de la salud familiar. Más específicamente, se pretende dar respuesta a las siguientes preguntas: 1) ¿Cuáles son las metodologías pedagógicas utilizadas en la enseñanza de la enfermería de la familia? 2) ¿En qué nivel de enseñanza se utilizan estas metodologías pedagógicas? 3) ¿En qué contexto se utilizan estas metodologías...


Avaliação da simulação com debriefing estruturado em enfermagem de família

Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da; Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares; Veríssimo, Cristina Maria Figueira

A utilização da simulação com debriefing estruturado no ensino de enfermagem revela um impacto muito positivo no desenvolvimento de competências dos estudantes (Coutinho, Martins & Pereira, 2016; 2017). Contudo, não estão acessíveis resultados de estudos com a utilização da referida metodologia na formação em enfermagem de família, área especifica da enfermagem comunitária, onde é necessária uma aproximação da ...


Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Scoping Review

Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da; Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva; Coutinho, Verónica Rita Dias

INTRODUÇÃO: As metodologias pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem de saúde familiar, constituem um importante fator na aquisição e desenvolvimento dos estudantes de enfermagem, para que os enfermeiros passem de um paradigma centrado no indivíduo em que a família é tida como contexto dos cuidados, para um paradigma centrado na família como foco e unidade de cuidados (Figueiredo, 2009, 2013; Silva, 2016; S...


Avaliação da simulação com debriefing estruturado em enfermagem de família

Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da; Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares; Veríssimo, Cristina Maria Figueira

Introdução: A utilização da simulação com debriefing estruturado no ensino de enfermagem revela um impacto muito positivo no desenvolvimento de competências dos estudantes (Coutinho, Martins, & Pereira, 2016; 2017). Contudo, não estão acessíveis resultados de estudos com a utilização da referida metodologia na formação em enfermagem de família, área especifica da enfermagem comunitária, onde é necessária uma ap...


Estratégias pedagógicas em enfermagem familiar: Protocolo de Scoping Review

Coelho, Adriana Raquel Neves; Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da; Coutinho, Verónica Rita Dias

Introdução A enfermagem de saúde familiar tem sido uma área de progresso da enfermagem, sendo hoje visível a responsabilidade dos enfermeiros no acompanhamento das famílias ao longo do ciclo vital (M. A. Silva, 2016; M. Silva et al., 2020). Este facto levanta questões orientadas para a formação, verificando-se uma grande heterogeneidade nos conteúdos, a nível dos planos de estudos, e falta de informação relativ...


Escenario de simulación interdisciplinaria en educación en enfermería: parto y ...

Fonseca, Luciana Mara Monti; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos; Aredes, Natália Del’Angelo; Bueno, Juliana Villela; Domingues, Aline Natália

Objective: to develop and validate with a panel of experts a scenario of maternal-child clinical simulation, related to humanized childbirth and birth. Method: methodological study based on the Jeffries framework and standardized guides of the International Nursing Association for Clinical Simulation in Learning, which used analysis with descriptive statistics for general aspects of adherence to the aforementio...

Date: 2020   |   Origin: Oasisbr

Eficacia de la simulación en la enseñanza de inmunización en la enfermería: ens...

Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Martins, José Carlos Amado; Coutinho, Verónica Rita Dias; Araújo, Marília Souto de

Objetivo: evaluar la eficacia de la simulación clínica en el desempeño cognitivo de estudiantes de enfermería en escenarios de inmunización de adultos en el contexto de la Atención Primaria de Salud. Método: ensayo clínico controlado y aleatorizado previo y posterior a la prueba aplicado a grupos de intervención y de control aleatorios. Se seleccionaron 34 estudiantes universitarios de enfermería y se los divid...

Date: 2020   |   Origin: Oasisbr

Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de...

Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da; Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares; Veríssimo, Cristina Maria Figueira

Enquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitati...


Trabalho Livre nº 20 - Eficácia da Prática Simulada na Aplicação de Terapia Com...

Carvalho, Raquel Filipa Gonçalves de; Paiva, Luís António Rodrigues; Coutinho, Verónica Rita Dias

O avanço tecnológico, o crescente número de estudantes e a preocupação com a segurança do doente e qualidade dos cuidados impulsionaram a prática simulada como uma forte estratégia no ensino dos futuros enfermeiros. A temática da prevenção e tratamento de feridas carece de uma importância devida no currículo do curso de licenciatura em enfermagem, sendo as úlceras venosas um grave problema crónico e recorrente ...


39 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date











Document Type




Access rights


Resource




Subject