Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Tecnologias para a Educação: A mesa educacional E-Blocks no processo de ensino ...

Lopes, Sofia Isabel; Cruz, Mário; Universidade de Aveiro

O estudo empírico realizado propôs-se analisar e reflectir acerca da influência da utilização das Tecnologias deInformação e Comunicação (TIC), em particular da mesa educacional E-Blocks e do software de Matemática eAlfabeto, no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna portadora de Trissomia 21 matriculada no 1.º anode escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Pretendeu-se observar de que forma este rec...

Data: 2010   |   Origem: Saber & Educar

Perspectivas actuais da Educação Intercultural na promoção de uma escola Inclusiva

Ribeiro, Ana Sofia; Cavalcanti, Joana; ESEPF; Cruz, Mário; Universidade de Aveiro

O seguinte artigo surgiu como resultado de uma investigação, a qual se baseia num estudo de caso, realizadaacerca das perspectivas da Educação Intercultural como promotora de práticas inclusivas.A Educação, na sociedade contemporânea, tornou-se um desafio porque a escola e a sociedade vivem numaconstante dicotomia à qual os especialistas chamam de “daltonismo cultural” contrapondo ao “apelo” (in)consciente dos ...

Data: 2010   |   Origem: Saber & Educar

Software Plaphoons na comunicação de indivíduo com paralisia cerebral

Maia, Miguel; Agrupamento de Escolas de Ribeirão; Cruz, Mário; Universidade de Aveiro

Neste artigo propomo-nos abordar as vantagens do uso de um software de comunicação alternativa, Plaphoons nacomunicação de um aluno com Paralisia Cerebral (PC) cuja comunicação está fortemente comprometida porlimitações físicas.Após uma breve abordagem teórica sobre a PC e a Tecnologia de Apoio mostraremos as potencialidades evantagens do uso do Plaphoons na comunicação e em que medida este poderá ajudar o indi...

Data: 2010   |   Origem: Saber & Educar

De hello ao hallo – uma abordagem intercultural e plurilingual no ensino precoc...

Antunes, Sandra; EB1 Bouça Nova/ EB1 Bairral; Teixeira, Sílvia; EB1 da Estação (Caíde)/ EB1 de Corgo; Cruz, Mário; Universidade de Aveiro

Neste artigo apresentaremos uma breve perspectiva de um projecto de investigação que se centrou nacompetência de intercompreensã o, que, por sua vez, se encontra associada às competências decomunicação intercultural e plurilingual. A nossa intenção foi despertar nos nossos aprendentes acuriosidade para com outras línguas e culturas para além da portuguesa e inglesa. Escolhemos, assim, oAlemão e o Neerlandês, po...

Data: 2009   |   Origem: Saber & Educar

4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor








Data



Tipo de Documento



Tipo de acesso


Recurso


Assunto