O estudo empírico realizado propôs-se analisar e reflectir acerca da influência da utilização das Tecnologias deInformação e Comunicação (TIC), em particular da mesa educacional E-Blocks e do software de Matemática eAlfabeto, no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna portadora de Trissomia 21 matriculada no 1.º anode escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Pretendeu-se observar de que forma este rec...
O seguinte artigo surgiu como resultado de uma investigação, a qual se baseia num estudo de caso, realizadaacerca das perspectivas da Educação Intercultural como promotora de práticas inclusivas.A Educação, na sociedade contemporânea, tornou-se um desafio porque a escola e a sociedade vivem numaconstante dicotomia à qual os especialistas chamam de “daltonismo cultural” contrapondo ao “apelo” (in)consciente dos ...
Neste artigo propomo-nos abordar as vantagens do uso de um software de comunicação alternativa, Plaphoons nacomunicação de um aluno com Paralisia Cerebral (PC) cuja comunicação está fortemente comprometida porlimitações físicas.Após uma breve abordagem teórica sobre a PC e a Tecnologia de Apoio mostraremos as potencialidades evantagens do uso do Plaphoons na comunicação e em que medida este poderá ajudar o indi...
Neste artigo apresentaremos uma breve perspectiva de um projecto de investigação que se centrou nacompetência de intercompreensã o, que, por sua vez, se encontra associada às competências decomunicação intercultural e plurilingual. A nossa intenção foi despertar nos nossos aprendentes acuriosidade para com outras línguas e culturas para além da portuguesa e inglesa. Escolhemos, assim, oAlemão e o Neerlandês, po...