UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020
UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020; A presença icónica do vestuário no cinema perpassa toda a História da sétima arte, dos primeiros filmes aos contemporâneos, sendo geradora de tendências, géneros, estereótipos, sucessos e fracassos de bilheteira, aplausos ou desagrados da crítica especializada. O dossiê que aqui iniciamos parte deste princípio, sendo dedicado à importância e à visibilidade do figurino do cinema,...
UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020; Este artigo destaca as semelhanças entre cinema e moda através do conceito de “materialidade”. Após o materiality turn nas ciências sociais e humanas, nos últimos anos as investigações intensificaram-se também nos film studies e media studies. Na sua intersecção com os fashion studies, a materialidade cinematográfica adquire aspectos altamente sugestivos ainda não explorados do ...
No dia 6 de janeiro, o assalto ao Capitólio americano na cidade de Washington deixou muitas perplexidades, não só ao nível político, mas também e, sobretudo, ao nível sociocultural. A espetacularização deste evento materializou-se no corpo re-vestido de um dos assaltantes, o qual tomou a posse da iniciativa como líder indiscutível desta ação reivindicatória. Com este artigo pretende-se reflexionar a maneira com...
This article presents the concept of genetic criticism as it reflects upon the artistic processes intrinsic to filmmaking. More specifically, it sheds light on some of the costume design and art direction practices observed in Portuguese cinema. In an effort to posit a theoretical model that fits this sphere of practice, it focuses on a specific film, an individual art director and a range of corresponding prep...
UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020; Madalena Miranda’s journey to the lazaretto in Lisbon is a metaphor for a journey into the interior of everyone who has experienced the covid-19 pandemic. Just as the last pandemic marked our lives forever, other pandemics can be found during other times and in other societies. In this short text, we cross the video with other stories created by the connection between moving ima...
UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020; Analizar el cine y citar solamente el trabajo de dirección resulta ser la metodología elegida en más ocasiones por los investigadores y científicos de Film studies. Este método de análisis, de hecho, está tan aceptado en la academia que hasta se despliega con absoluta normalidad por la mayoría de los artistas hombres que trabajan o han trabajado en el cine (Chaplin, Rossellini, ...
UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020; Texto de introdução ao dossier temático da autoria dos editores convidados Caterina Cucinotta e Federico Pierotti. Os autores situam o seu contributo no quadro do materialist turn que se tem feito sentir, em várias disciplinas, nos últimos vinte anos, para propor uma abordagem ao cinema português que dedica particular atenção aos conceitos de materialidade, estética fílmica e pr...
UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020; Em 1987, o cineasta português Jorge Silva Melo (n. 1948) filmou uma adaptação de A Praia, romance que o escritor, tradutor e guionista italiano CesarePavese (1908-1950) publicou em 1942. Foi uma das muitas adaptações da obra pavesiana ao cinema, mas a primeira no cinema português. Agostoestrearia em 1991, mas o nome de Pavese só seria creditado em materiais promocionais após a e...
UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020; Este artículo pretende analizar, desde el punto de vista de la crítica genética, los documentos de proceso del film inacabado ¡Qué viva México!, el cual Sergei Eisenstein empezó a rodar tras una estancia en Hollywood en los años 30. Por un lado, existen documentos escritos que nos dan información sobre las diferentes etapas de proceso creativo fílmico, y por otro Eisenstein hizo...