O texto traz considerações sobre o impacto da política do MEC/Brasil referente ao Sistema Unificado de Seleção – SiSU – sobre a geopolítica do campus universitários das Instituições Federais, com repercussões importantes para a docência, a prática pedagógica, para a inclusão e permanência dos estudantes. Baseado na investigação de uma tese de doutorado (FERREIRA, 2022) teve como campo empírico a Universidade Fe...
Made available in DSpace on 2016-06-28T17:30:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011. Added 1 bitstream(s) on 2016-06-28T17:38:01Z : No. of bitstreams: 1 ISSN2236-9708-2011-5724-5734.pdf: 39587 bytes, checksum: 5475d457f8de7a3c4f7388ad795a527f (MD5); A emergência da preparação para a docência em Curso de Pós-Graduação stricto sensu se apresenta com muita força no contexto da massificação e int...
Made available in DSpace on 2016-06-28T17:34:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007. Added 1 bitstream(s) on 2016-06-28T17:41:10Z : No. of bitstreams: 1 ISBN9788561134013.pdf: 1311960 bytes, checksum: d4824a64a9555899b9f6f119742db93a (MD5); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); O tema proposto para discussão durante o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação ...
Made available in DSpace on 2016-07-19T12:59:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014. Added 1 bitstream(s) on 2016-07-19T14:02:21Z : No. of bitstreams: 1 ISSN2357-7819-2014-9970-9981.pdf: 565537 bytes, checksum: 8c24214a659e18c7a3d94188cd9c610a (MD5); Este trabalho analisa as estratégias institucionais protagonizadas pelo Programa Pró-saúde (MEC/2011), em Universidades brasileiras, com impacto...
O texto decorre de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Pelotas e revela a preocupação em estudar o professor que está fazendo alguma ruptura com a proposta tradicional de ensino e se encaminhando para a perspectiva da produção do conhecimento. Aponta para a relação entre conhecimento acadêmico e estruturas de poder presentes na sociedade e enfoca, especialmente, como alguns professores estão recon...
The quality of undergraduate teaching, seen from the point of view of teacher selection, teaching and research is the discussion proposed by this study. Research was carried out with university teachers at the beginning of their teaching career. A historical survey was developed about the selection of teachers for higher education, emphasizing culture and values present in each period; and results of a study ca...
Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa); Partindo de um enquadramento teórico, com base na revisão de literatura efetuada, verificou-se que a leitura de histórias é defendida como uma atividade de extrema importância, não só por promover o desenvolvimento da linguagem, a aquisição de vocabulário, o desenvolvimento de mecanismos cognitivos envolvidos na se...
Submitted by Bruna Heller (bruninhah.heller@gmail.com) on 2011-11-20T16:31:50Z No. of bitstreams: 1 AUTONOMIA E AUTORIDADE EM DIÁLOGO. pdf.pdf: 2586394 bytes, checksum: f37e6e55446b8cbc69c5c6e530cf6d23 (MD5); Approved for entry into archive by Barbara Milbrath(barbaramilbrath@yahoo.com.br) on 2011-11-30T20:10:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AUTONOMIA E AUTORIDADE EM DIÁLOGO. pdf.pdf: 2586394 bytes, checksum: f37...
Este estudo aborda a formação do professor universitário em cursos de pós-graduação. Contempla produções de autores e grupos de pesquisa reconhecidos no campo da pedagogia universitária e formula reflexões e proposições que fornecem pistas para reformulação dos projetos político-pedagógicos desses cursos. As autoras increvem-se no grupo de pesquisadores do tema responsáveis por diversas publicações e pela coord...