Resumo O vínculo afetivo entre mãe e bebê é fundamental para o desenvolvimento infantil, mas pode sofrer o impacto de uma condição como a microcefalia, decorrente do contágio pelo vírus zika durante a gravidez. O objetivo deste estudo foi analisar as repercussões da infecção na formação do laço mãe-bebê e seus desfechos para o desenvolvimento infantil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, conduzida com nove mãe...
O enfrentamento (coping) tem sido entendido como uma ação autorregulatória de ajuste ao desequilíbrio provocado pelo estressor, sempre com função adaptativa, ainda que a estratégia de enfrentamento não seja resolutiva. Duas abordagens têm esta definição em comum - a Abordagem Disposicional e a Teoria Motivacional do Coping. Visando a estudar o copingda morte fetal, 36 profissionais de enfermagem de dois hospita...
Resumo A morte do filho antes do nascimento ou óbito fetal representa, geralmente, grande perda para pais e familiares constituindo acontecimento traumatizante, lembrado e temido em uma próxima gestação. A involução da gestação coloca em suspenso os sonhos, as esperanças, as expectativas e as esperas existenciais que os pais normalmente depositam no nascimento da criança. Diante disso, nosso objetivo foi estuda...
Resumo OBJETIVO: Avaliar fatores nutricionais e psicológicos associados com a ocorrência da prática da picamalácia em gestantes atendidas em maternidade pública do Rio de Janeiro, Brasil. MÉTODOS: Estudo descritivo, de caráter exploratório, realizado com 13 gestantes (idades entre 16 e 40 anos) com diagnóstico de picamalácia na gestação atual identificada em entrevista padronizada na consulta com nutricionista ...
Tomando como referência a abordagem bioecológica do desenvolvimento proposto por U. Bronfenbrenner e os pressupostos da Política Nacional de Humanização do SUS, objetivou-se investigar as práticas de intervenção precoce em maternidades públicas de referência na cidade do Rio de Janeiro e a atuação de psicólogos nesse tipo de prática no campo da Saúde Materno-infantil. Foram entrevistados dez psicólogos de seis ...
A relação terapeuta/paciente de saúde mental e as consequências do padrão interativo entre ambos foram discutidas com base na Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada, proposta por R. Feuerstein. Usando uma proposta de operacionalização da Escala de Avaliação de Experiência de Aprendizagem Mediada de C. S. Lidz, analisou-se o padrão de mediação adotado por uma terapeuta na interação com dois pacientes. Ter...
O desenvolvimento cognitivo da criança com necessidades especiais pode ser afetado por padrões inadequados de mediação materna, decorrente das baixas expectativas das mães acerca da capacidade cognitiva infantil, que se constroem a partir da compreensão inadequada acerca dos reais limites e possibilidades de aprendizagem da criança. Nesse sentido, faz-se relevante a avaliação do padrão de mediação materna por i...
Variados aspectos sobre o desenvolvimento infantil podem ser discutidos e indicados como relevantes no estudo da criança com deficiência visual (DV). Dentre estes aspectos, uma das questões mais importante se refere a relação entre a interacção mãe-criança e o desenvolvimento sócio-afectivo, linguístico e cognitivo da criança com DV. O presente artigo tem como objectivo discutir essa relação, reflectindo sobre ...