Recensão à obra O Desejo de Teatro: O Instinto do Jogo Teatral como Dado Antropológico, Isabel Alves Costa (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004).
Recensão à obra Os Grandes Dramaturgos Portugueses, de Luciano Reis (Lisboa, SeteCaminhos, 2005).
Crítica aos espectáculos Anfitrião ou Júpiter e Alcmena, de António José da Silva, encenação de Nuno Carinhas, Teatro Nacional de S. João, 2004; e Esopaida ou vida de Esopo, de António José da Silva, encenação de Luís Miguel Cintra, Teatro da Cornucópia, 2004.
Com base no depoimento de uma personagem popular (Carmina Tomé) que retém ainda muitos elementos sobre a história do teatro da terra, procura-se aclarar alguns conceitos fundamentais: pacto lúdico, denegação, fábula, poder empático.
Com base na figura central de Gil Vicente procura-se estabelecer, recorrendo a iconografia e imagens filmadas de manifestações folclóricas ainda bem presentes, evidenciar como as manifestações pré-vicentinas e pós-vicentinas se manifestam.
Conversa entre o professor José Oliveira Barata e a professora Ofélia Paiva Monteiro, acerca da vida e obra de Almeida Garrett, com incidência na produção dramática. Destaque para a obra “Frei Luís de Sousa”, de Almeida Garrett.
Visto como último programa da disciplina procura-se responder à questão sempre pertinente sobre a efemeridade do teatral. Repousando toda a reflexão sobre material da Sala Dr. Jorge de Faria procura-se revisitar o mundo "morto" do espetáculo na multiplicidade de aspeto que suscita.
Partindo dos depoimentos de João Lourenço, encenador e de Irene Cruz, atriz procura-se evidenciar ao longo do programa os principais problemas que a censura colocou ao Teatro, quer enquanto manifestação dramática, quer enquanto prática espetacular.