There is a consensus that students should be involved in interdisciplinary activities that promote a solid education in STEAM subjects from an early age. The outdoor settings of schools present an advantageous context for STEAM education, allowing for a myriad of learning experiences. To understand how teachers perceive the pedagogical use of the school’s outdoor space, a study was carried out in a cluster of s...
Este trabalho visa i) identificar ações das crianças/ideias matemáticas no brincar heurístico de 10 crianças com idades compreendidas entre os 13 e os 24 meses em contexto de creche e ii) refletir sobre o papel do adulto-educador e do brincar heurístico na emergência de ideias matemáticas nos primeiros anos. Adotando uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e de índole exploratória, este estudo sus...
Com esta newsletter #10 pretende-se partilhar as reflexões do Grupo Projeto Creche acerca do sono em contexto de creche.
Este capítulo discute pressupostos teóricos subjacentes ao processo de ensino/aprendizagem e apresenta duas propostas de promoção de competências destinadas a jovens adultos, estudantes do Ensino Superior: i) PDCIIP- Programa Desenvolvimento de Competências Intrapessoais, Interpessoais e Profissionais (Jardim, 2010) e ii) PPCPPEI - Programa de Promoção de Competências Pessoais e Profissionais em Educação de Inf...
A educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º ...
Nesta newsletter #11 o Grupo Projeto Creche partilha o potencial formativo das suas histórias vividas com crianças através da partilha do processo de construção do livro "Histórias com as crianças: sentires e saberes do Grupo Projeto Creche".
Este estudo visa perceber como se desenvolveu o sentido espacial num momento de brincadeira livre na creche entre 11 crianças (12/24 meses) e um adulto, no episódio denominado torre dos cubos. Adotando o paradigma interpretativo, recorreu-se à observação participante para aceder aos dados. Os resultados revelam comportamentos das crianças e do adulto (e.g., as crianças aproximam-se e afastam-se do local da cons...
Com esta newsletter pretende-se olhar para o GPC como um contexto de formação docente com implicações na ação educativa em Educação de Infância.
Este capítulo visa refletir sobre a transformação do conhecimento (do conhecimento tácito ao conhecimento explícito) no contexto da formação contínua de educadores de infância, no Grupo Projeto Creche (GPC), uma comunidade de prática da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria (ESECS/PL). Assumindo-se como um estudo exploratório de índole qualitativo, recorre à análise documental par...