Encontrados 26 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Do institucional ao pedagógico: pesquisas e práticas em administração educacional

Pires, Carlos; Dias, Paulo Coelho; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Machado, Joaquim; Formosinho, João; Colaço, Susana; Cardona, Maria João

Esta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que visam refletir diferentes questões da atualidade através da apresentação de pesquisas significativas para refletir a influência de questões politicas e institucionais que condicionam as práticas educativas dos estabelecimentos de ensino...


ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO VOCACIONAL BÁSICO EM PORTUGAL NAS TREZE ESCO...

Dias, Paulo Coelho; Hormigo, Isabel Rosário; Marques, Ramiro Lopes; Pereira, Anabela; Correia, Cristina; Pereira, Piedade

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino vocacional básico elaborada pela equipa que desenvolveu e coordenou essa nova oferta formativa em Portugal. Metodologicamente foram inquiridos, através de Inquérito por Questionário, 104 professores e 285 alunos nas treze escolas onde este ensino vocacional foi desenvolvido com caráter experimental. Os resultados do estudo salientam a importância desta nova via ...

Data: 2018   |   Origem: Interacções

Estratégias de estudo de alunos dos 5º e 7º anos e resultados em ciências

Dias, Paulo Coelho

Este artigo faz parte de um estudo maior, onde procurámos comparar a eficácia da aprendizagem através do visionamento de documentários científicos sobre a natureza (educação informal) por relação às aulas de ciências com um professor (educação formal). Com base neste objectivo, e em termos da Sociologia da Educação, o processo de aprendizagem dos alunos foi estudado em ambos os contextos (televisão e sala de au...


O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ A PARTIR D...

Silva, Priscila de Fátima; Dias, Paulo Coelho; Póvoas, Francisco

RESUMO Este artigo trata de uma pesquisa realizada com jovens ex alunos do Curso de Jovem Aprendiz Auxiliar de Mecânico de Autos do Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural, no Brasil. O objetivo da investigação foi analisar o impacto da aprendizagem profissional (Programa Jovem Aprendiz), a partir da inclusão socioeconômica e profissional dos jovens aprendizes atendidos no período entre 2013 e 2015. M...

Data: 2017   |   Origem: Revista UIIPS

EDITORIAL

Dias, Paulo Coelho; Silva, Maria Cristina Madeira

Neste número temático organizámos um conjunto de artigos que resultaram da compilação de algumas das Dissertações de Mestrado já defendidas no Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (MESIC) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Pela sua natureza, o âmbito a que respeitam estes artigos é o chamado Terceiro Setor, assim designado nos países anglo-saxónicos ou Economia...

Data: 2017   |   Origem: Revista UIIPS

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL (PROESSORES E GESTORES) F...

Cruz, Davi Lucas Macedo Neves; Dias, Paulo Coelho

RESUMO É cada vez mais reconhecida a importância da Pedagogia da Alternância para a realização de uma Educação do Campo que valorize as necessidades e conhecimentos prévios do aluno do campo sem deixar de lado o conhecimento científico necessário ao desenvolvimento do mesmo. Assim, o presente trabalho decorre de um estudo que teve como primordial objetivo identificar e problematizar o papel da Pedagogia da Alte...

Data: 2017   |   Origem: Revista UIIPS

FATORES DE INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE EVASÃO ESCOLAR EM TRÊS CURSOS TÉCNICOS DO ...

Silva, Juana; Dias, Paulo Coelho; Silva, Maria Cristina Madeira

RESUMO Este estudo refere-se à apresentação dos resultados definitivos de uma investigação desenvolvida no âmbito de uma Dissertação de mestrado centrada no estudo do cenário de evasão e eficiência dos cursos técnicos subsequentes em Eventos, Informática e Serviços Públicos do Campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, com destaque para os possíveis fatores que lev...

Data: 2017   |   Origem: Revista UIIPS

Fatores de influência no processo de evasão escolar em três cursos técnicos do ...

Silva, Juana; Dias, Paulo Coelho; Silva, Maria Cristina da

Este estudo refere-se à apresentação dos resultados definitivos de uma investigação desenvolvida no âmbito de uma Dissertação de mestrado centrada no estudo do cenário de evasão e eficiência dos cursos técnicos subsequentes em Eventos, Informática e Serviços Públicos do Campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, com destaque para os possíveis fatores que levam os e...


Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) ...

Cruz, Davi Lucas Macedo Neves; Dias, Paulo Coelho

É cada vez mais reconhecida a importância da Pedagogia da Alternância para a realização de uma Educação do Campo que valorize as necessidades e conhecimentos prévios do aluno do campo sem deixar de lado o conhecimento científico necessário ao desenvolvimento do mesmo. Assim, o presente trabalho decorre de um estudo que teve como primordial objetivo identificar e problematizar o papel da Pedagogia da Alternância...


O impacto socioeconômico da implementação do programa jovem aprendiz a partir d...

Silva, Priscila de Fátima; Dias, Paulo Coelho; Póvoas, Francisco

Este artigo trata de uma pesquisa realizada com jovens ex alunos do Curso de Jovem Aprendiz Auxiliar de Mecânico de Autos do Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural, no Brasil. O objetivo da investigação foi analisar o impacto da aprendizagem profissional (Programa Jovem Aprendiz), a partir da inclusão socioeconômica e profissional dos jovens aprendizes atendidos no período entre 2013 e 2015. Metodolo...


26 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor





















Data










Tipo de Documento






Financiamento



Tipo de acesso


Recurso








Assunto