Resumo Enquadramento: A prevalência do acidente vascular cerebral continua elevada, sendo recomendada a existência de procedimentos clínicos. Objetivo: Validar, através da técnica Delphi, intervenções de enfermagem na abordagem ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral em fase aguda, com um painel de especialistas. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa Survey, com base num estudo quantitativo-descrit...
Resumo Enquadramento: A inteligência emocional percebida (IEP) é a habilidade para compreender emoções, aspeto crucial em contextos académicos, pois sabe-se que os estudantes com maior IEP apresentam melhores performances pessoais e profissionais. Objetivo: Avaliar níveis de IEP em estudantes de cursos superiores da área da saúde, numa instituição de ensino superior em Portugal. Metodologia: Estudo descritivo, ...
Resumo Enquadramento: Os profissionais de saúde que desempenham funções num serviço de urgência são suscetíveis à presença de sintomatologia musculoesquelética, traduzindo-se numa diminuição da produtividade e custos para as instituições. Objetivo: Identificar a incidência de sintomatologia musculoesquelética nos profissionais de saúde de um serviço de urgência português. Metodologia: Foi realizado um estudo qu...
Resumo Enquadramento: Os conhecimentos dos enfermeiros sobre suporte avançado de vida (SAV) implicam não só a aplicação de conhecimentos práticos, mas igualmente a mobilização dos conhecimentos teóricos. Objetivos: Avaliar o nível dos conhecimentos teóricos dos enfermeiros sobre SAV na prática de cuidados à pessoa em situação crítica (PSC) e relacionar o nível dos conhecimentos teóricos dos enfermeiros sobre SA...
ABSTRACT Objectives: to validate, for the Portuguese population, the Clinical Decision-Making Nursing Scale© (CDMNS©). Methods: this methodological study involved 496 nursing students who filled in a questionnaire created using sociodemographic and academic data, and the scale to evaluate the making of decisions in nursing. Results: the confirmatory factorial analysis showed that the adjustment of the factorial...
Resumo Enquadramento: Os conhecimentos sobre suporte básico de vida (SBV) em estudantes de enfermagem requerem competências técnicas (compressões e ventilações), mas também competências não técnicas (julgamento clínico e tomada de decisão). Objetivos: Avaliar as características sociodemográficas e académicas dos estudantes de enfermagem; avaliar os conhecimentos teóricos sobre SBV dos estudantes de enfermagem e...