4 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Residente como Professor: uma Iniciação à Docência

Feijó,Lorena Pinho; Fakhouri Filho,Saadallah Azor; Nunes,Maria do Patrocínio Tenório; Augusto,Kristopherson Lustosa

RESUMO A residência médica, instituída legalmente no Brasil em 1977 pelo Decreto nº 80.281, é considerada a melhor estratégia de ensino em cenário de prática, sendo o padrão ouro da especialização médica. A característica mais marcante da residência é o treinamento em serviço, que articula ensino no cenário de prática, além de construir um perfil profissional. Os residentes desenvolvem também a função docente. ...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Diminuição do Estigma sobre Transtorno Mental após Internato em Psiquiatria do ...

Feijó,Lorena Pinho; Motta,Sarah Gadelha; Saldanha,Rui Pimenta; Kubrusly,Marcos; Augusto,Kristopherson Lustosa

RESUMO Historicamente, várias doenças são causadoras de estigma. O estigma e o preconceito em torno da doença mental existem amplamente em todo o mundo e pesquisas têm mostrado que a população em geral tem conhecimentos limitados sobre doenças mentais. Entre os transtornos mentais, a esquizofrenia é uma das mais estigmatizadas. Os estudantes de Medicina, por também fazerem parte da sociedade, não ficam imunes a...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Estrutura do Programa em Treinamento de Docência na Residência: Residente como ...

Feijó,Lorena Pinho; Fakhouri Filho,Saadallah Azor; Ruffini,Vitor Maia Teles; Nunes,Maria do Patrocínio Tenório; Augusto,Kristopherson Lustosa

RESUMO Introdução Na residência médica, os residentes exercem o duplo papel de professor e aprendiz. Treinamentos de como ensinar residentes a exercer a função de docência com qualidade estão sendo implementados em todo o mundo e são denominados programas de Residente como Professor (Resident as Teacher – RaT). De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, pode-se aprende...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Teaching skills for medical residents: are these important? A narrative review ...

Fakhouri Filho,Saadallah Azor; Feijó,Lorena Pinho; Augusto,Kristopherson Lustosa; Nunes,Maria do Patrocínio Tenório

ABSTRACT BACKGROUND: There is extensive evidence, mainly from the United States and Canada, that points towards the need to train medical residents in teaching skills. Much of the “informal curriculum”, including professional values, is taught by residents when consultants are not around. Furthermore, data from the 1960s show the importance of acquiring these skills, not only for residents but also for all doct...

Date: 2018   |   Origin: Oasisbr

4 Results

Queried text

Refine Results

Author









Date



Document Type


Access rights


Resource


Subject