Submitted by Rejaine Pereira (rejaine@ucb.br) on 2013-09-03T13:31:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Ariana Bezerra de Sousa.pdf: 157943 bytes, checksum: c7242bbdccb126b604162185faf94164 (MD5); Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-09-04T15:18:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, ch...
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2004-08-03Bitstream added on 2014-06-13T20:13:18Z : No. of bitstreams: 1 pereira_m_me_rcla.pdf: 8013415 bytes, checksum: 6240337750034606cea1effa89e293a9 (MD5); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Esta dissertação tem como objetivo principal verificar qual é a contribuição da Metod...
As concepções dos professores sobre a utilização da resolução de problemas (RP) como via de aprendizagem de conteúdos, aplicação de conhecimentos ou como fator motivacional podem indicar e possivelmente justificar sua adesão nas aulas de Matemática. Por isso, este trabalho objetivou investigar as concepções de professores sobre a RP e sua utilização como estratégia de ensino, e integra uma investigação mais amp...
Com a implementação das Aprendizagens Essenciais de Matemática, no ano letivo 2022/20203, passou a ser enfatizada a utilização de uma diversidade de ferramentas tecnológicas bem como o desenvolvimento de um conjunto de capacidades matemáticas transversais, onde se inclui a Resolução de Problemas. Em particular, resolver problemas com recurso à tecnologia é assumido como um objetivo de aprendizagem. Este estudo ...
Este trabalho buscou evidenciar aspectos relacionados ao processo de avaliação, ocorridos durante uma investigação em sala de aula, do primeiro autor deste artigo, promovidos pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Essa investigação foi desenvolvida em uma turma de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino. A pesquisa i...
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; This research tried to answer the following question: Which are the knowledge related to the Problem s Resolution that the teachers of the first years of Primary School have to dominate to implement a pedagogical practice in Mathematics which breaks with the expositive, training and repetitive model that is predominant in the scholar practice and help...
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Não contém.; Este trabalho buscou, ao propor Práticas Interdisciplinares associadas `a Metodologia da Resolução de Problemas, criar subsídios suficientes para uma intervenção pedagógica mais eficaz no agir educacional dos professores de Matemática do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa, de cunho exploratório e investigativo, gerou um...
In this research, we seek to answer the following question: which educational actions of teachers who teach Mathematics in Primary Education II can be identified when they work in the approach to problem solving in the teaching-learning process of Mathematics content? It is a qualitative research and was carried out with four teachers who teach Mathematics in public schools, and are linked to the Education Secr...
Submitted by William Paiva (williampaiva17@hotmail.com) on 2015-04-10T17:45:59Z No. of bitstreams: 1 Priscila Pedroso Moço.pdf: 1083775 bytes, checksum: a4915dce3bebaa32b91e60167193356c (MD5); Approved for entry into archive by Vitor de Carvalho (vitor_carvalho_im@hotmail.com) on 2015-04-10T19:58:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Priscila Pedroso Moço.pdf: 1083775 bytes, checksum: a4915dce3bebaa32b91e60167193356c ...
O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico concretizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra o percurso de desenvolvimento profissional que o curso proporciona e uma componente investigativa que decorre da prática profissional. A parte I deste relatório respeita às intervenções realizadas nas Prát...