Encontrados 199 documentos, a visualizar página 1 de 20

Ordenado por Data

Traduzir para o registo tabelar informação estatística dada em outros registos:...

Fernandes, José António; Barros, Paula Maria

Neste artigo, trata-se a problemática da tradução para o registo tabelar de informação estatística dada em outros registos, a partir dos dois objetivos seguintes: 1) estudar o desempenho de futuros professores na tradução para o registo tabelar da informação dada nos outros registos; e 2) comparar o desempenho dos futuros professores nas diferentes traduções. Participaram no estudo 30 estudantes, futuros profes...

Data: 2023   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Transformação de um gráfico estatístico numa tabela de dupla entrada

Fernandes, José António; Barros, Paula Maria; Gonçalves, Gabriela

Neste estudo analisa-se o desempenho de estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, na tradução da informação de um gráfico de barras agrupadas para uma tabela de dupla entrada, assim como na formulação de um comentário envolvendo dados dessa tabela. Participaram no estudo 30 estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, que se encontravam a frequentar o 1.º ou 2.º ano do curso...

Data: 2022   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Transformação de um gráfico estatístico numa tabela de dupla entrada

Fernandes, José António; Barros, Paula Maria; Gonçalves, Gabriela

Neste estudo analisa-se o desempenho de estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, na tradução da informação de um gráfico de barras agrupadas para uma tabela de dupla entrada, assim como na formulação de um comentário envolvendo dados dessa tabela. Participaram no estudo 30 estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, que se encontravam a frequentar o 1.º ou 2.º ano do curso...

Data: 2022   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Leitura e interpretação de tabelas de frequências por futuros professores dos p...

Fernandes, José António; Barros, Paula Maria

Neste artigo estuda-se o desempenho de estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, na leitura e interpretação de tabelas de frequências. Participaram no estudo 30 estudantes que frequentavam o 1.º ou 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação do norte de Portugal. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário envolvendo a construção ...

Data: 2022   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Editorial

Fernandes, José António; Martinho, Maria Helena; Pereira, Iris Susana Pires

  


Editorial

Martinho, Maria Helena; Pires Pereira, Íris Susana; Fernandes, José António

Editorial


Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalho...

Fernandes, José António; Gonçalves, Gabriela; Barros, Paula Maria

Neste estudo analisa-se a construção e a leitura e interpretação de tabelas de frequências usadas por estudantes, futuros professores dos primeiros anos, na realização de trabalhos de projeto de natureza investigativa. No estudo participaram 56 estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma universidade do Norte de Portugal, que se organizaram em pequenos grupos para desenvolverem os trabalhos...

Data: 2021   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Definir acontecimentos incompatíveis, complementares e independentes

Fernandes, José António; Barros, Paula Maria

Neste artigo estuda-se o conhecimento de estudantes, futuros professores dos primeiros anos, acerca de acontecimentos incompatíveis, complementares e independentes. Participaram no estudo 31 estudantes da Licenciatura em Educação Básica de uma universidade do Norte de Portugal, a quem foi proposto que resolvessem uma tarefa com três itens, cada um relativo a um tipo de acontecimentos. Em termos de resultados, s...

Data: 2021   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Definir acontecimentos incompatíveis, complementares e independentes

Fernandes, José António; Barros, Paula Maria

Neste artigo estuda-se o conhecimento de estudantes, futuros professores dos primeiros anos, acerca de acontecimentos incompatíveis, complementares e independentes. Participaram no estudo 31 estudantes da Licenciatura em Educação Básica de uma universidade do Norte de Portugal, a quem foi proposto que resolvessem uma tarefa com três itens, cada um relativo a um tipo de acontecimentos. Em termos de resultados, s...

Data: 2021   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Transição secundário-superior: diagnóstico dos conhecimentos matemáticos de alu...

Barros, Paula Maria; Silva, Flora; Fernandes, José António

Os conceitos de matemática abordados no ensino superior, no âmbito dos cursos de engenharia, revestem-se de alguma complexidade pelo que requerem um bom domínio de conhecimento matemático. Assim, se se pretender que a passagem entre o ensino secundário e o superior se faça de forma harmoniosa, integrada e com um sentido de continuidade, não se deve descurar a importância dos conhecimentos prévios dos alunos. Po...

Data: 2021   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

199 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor





















Data





















Tipo de Documento









Financiamento



Tipo de acesso



Recurso











Assunto