Tendo como finalidade a atualização do estudo original, que incidiu sobre a observação da vida quotidiana de trinta e seis pessoas com deficiência intelectual, que efetuaram formação profissional e obtiveram um emprego no mercado normal de trabalho, com recurso à reaplicação, ainda que com algumas modificações, de quase todos os instrumentos de recolha de informação anteriormente usados, os autores não se preoc...
Professional learning can make a significant contribution to teachers’ resilience and well-being. This chapter reports the implementation of a professional learning programme focused on resilience and well-being, targeting 35 inservice Portuguese teachers, mostlyworking in middle and secondary education. The ‘Positive Education’ programme was adapted from the European project ENTREE (ENhancing Teachers REsilien...
A existência de barreiras arquitetónicas pode influenciar o exercício pleno da cidadania das pessoas com Necessidades Especiais (NE). Em Portugal o Decreto-Lei nº163/2006 de 8 de Agosto implementa e regulamenta o Regime de Acessibilidade dos edifícios públicos e privados. Nele é reafirmada a necessidade de condições de acessibilidade que assegurem os direitos das pessoas com NE. Neste contexto, o estudo desenvo...
Resilience can be fostered amongst teachers in order to sustain their well-being and commitment to quality education. This study examined the effects of a training programme focused on resilience and well-being, targeting in-service Portuguese teachers. This paper reports a study using a quasi-experimental design involving 59 teachers (35 in two experimental groups and 24 in a control group). The effects of the...
A existência de barreiras arquitetónicas pode influenciar o exercício pleno da cidadania das pessoas com Necessidades Especiais (NE). Em Portugal o Decreto-Lei nº163/2006 de 8 de Agosto implementa e regulamenta o Regime de Acessibilidade dos edifícios públicos e privados. Nele é reafirmada a necessidade de condições de acessibilidade que assegurem os direitos das pessoas com NE. Neste contexto, o estudo desenvo...
A depressão é uma das formas de perturbação mental mais frequente com uma prevalência na população geral de aproximadamente 10%. No que diz respeito ao tratamento desta patologia, a terapia a ser utilizada deve abranger a psicoterapia, mudanças no estilo de vida e a terapia farmacológica. Objetivo: Caraterizar o uso de antidepressivos nas regiões do Porto, Braga e Bragança. Metodologia: Este estudo é de caráter...
Na realização deste texto está a ideia de que a obtenção de um emprego para as pessoas com Deficiência Intelectual (DI) deve contribuir para melhorar a qualidade de vida, i.e., aumentar o bem-estar geral (físico, material e emocional). Neste caso analisou-se, a partir de uma amostra de 36 trabalhadores com DI, para determinar, compreender e explicar o mais aprofundadamente possível como é que, no tempo pós-incl...
Depression is one of the most common mental disorders with a prevalence in the general population of 7.4%. With regard to the treatment of this disease the therapies includes the psychotherapy, changes in lifestyle and the pharmacologic therapy. Objectives: The present study aimed to characterize the use of antidepressants in three regions of Portugal: Porto, Braga and Bragança. Methods: A cross-sectional, desc...
O objectivo principal deste estudo foi analisar as representações dos professores acerca dos seus medos profissionais. A amostra foi constituída por 208 professores dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, de ambos os sexos, de várias zonas do país e com tempo de serviço diversificado. Foi utilizada a Escala de Avaliação de Medos Profissionais dos Professores (EAMPP), que apresentou sete dimensões (Veiga et...
A falta de instrumentos de avaliação do autoconceito profissional dos docentes do ensino básico e secundário conduziu à elaboração de um instrumento que denominámos Escala de Autoconceito Profissional dos Professores (EAPP). A aplicação da escala EAPP, com 36 itens, incidiu numa amostra de 342 professores, de diferentes escolas do ensino básico e secundário, de ambos os sexos, de diferentes idades, em diferente...