13 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

Inclusão profissional e qualidade de vida: Atualização longitudinal

Veiga, Carlos; Fernandes, Luísa; Saragoça, José; Silva, Carlos Alberto; Domingues, Ivo

Tendo como finalidade a atualização do estudo original, que incidiu sobre a observação da vida quotidiana de trinta e seis pessoas com deficiência intelectual, que efetuaram formação profissional e obtiveram um emprego no mercado normal de trabalho, com recurso à reaplicação, ainda que com algumas modificações, de quase todos os instrumentos de recolha de informação anteriormente usados, os autores não se preoc...


‘Positive Education’: A Professional Learning Programme to Foster Teachers’ Res...

Fernandes, Luísa; Gouveia, Maria João; Silva, José Castro; Peixoto, Francisco

Professional learning can make a significant contribution to teachers’ resilience and well-being. This chapter reports the implementation of a professional learning programme focused on resilience and well-being, targeting 35 inservice Portuguese teachers, mostlyworking in middle and secondary education. The ‘Positive Education’ programme was adapted from the European project ENTREE (ENhancing Teachers REsilien...


Acessibilidade na Igreja: um estudo de caso

Meireles, Raquel; Prada, Ana Raquel Russo; Palas, Vanda; Novo, Jorge; Garcia, Luísa; Fernandes, Luísa; Garcia, Sílvia; Ramião, António; Almeida, Samuel

A existência de barreiras arquitetónicas pode influenciar o exercício pleno da cidadania das pessoas com Necessidades Especiais (NE). Em Portugal o Decreto-Lei nº163/2006 de 8 de Agosto implementa e regulamenta o Regime de Acessibilidade dos edifícios públicos e privados. Nele é reafirmada a necessidade de condições de acessibilidade que assegurem os direitos das pessoas com NE. Neste contexto, o estudo desenvo...

Date: 2019   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Fostering teachers’ resilience and well-being through professional learning: ef...

Fernandes, Luísa; Peixoto, Francisco José Brito; Gouveia, Maria João; Silva, José Maria Castro; Wosnitza, Marold

Resilience can be fostered amongst teachers in order to sustain their well-being and commitment to quality education. This study examined the effects of a training programme focused on resilience and well-being, targeting in-service Portuguese teachers. This paper reports a study using a quasi-experimental design involving 59 teachers (35 in two experimental groups and 24 in a control group). The effects of the...


Acessibilidade na Igreja: um estudo de caso

Meireles, Raquel; Prada, Ana Raquel Russo; Palas, Vanda; Novo, Jorge; Garcia, Luísa; Fernandes, Luísa; Garcia, Sílvia; Ramião, António; Almeida, Samuel

A existência de barreiras arquitetónicas pode influenciar o exercício pleno da cidadania das pessoas com Necessidades Especiais (NE). Em Portugal o Decreto-Lei nº163/2006 de 8 de Agosto implementa e regulamenta o Regime de Acessibilidade dos edifícios públicos e privados. Nele é reafirmada a necessidade de condições de acessibilidade que assegurem os direitos das pessoas com NE. Neste contexto, o estudo desenvo...

Date: 2018   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Uso de antidepressivos nas regiões do Porto, Braga e Bragança

Remelhe, Adriana; Fernandes, Luísa; Ferreira, Mónica; Silva, Vanessa; Coelho, Joana C.M.M.; Pereira, Olívia R.

A depressão é uma das formas de perturbação mental mais frequente com uma prevalência na população geral de aproximadamente 10%. No que diz respeito ao tratamento desta patologia, a terapia a ser utilizada deve abranger a psicoterapia, mudanças no estilo de vida e a terapia farmacológica. Objetivo: Caraterizar o uso de antidepressivos nas regiões do Porto, Braga e Bragança. Metodologia: Este estudo é de caráter...

Date: 2017   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Inclusão profissional, participação comunitária e qualidade de vida

Veiga, Carlos; Fernandes, Luísa; Saragoça, José

Na realização deste texto está a ideia de que a obtenção de um emprego para as pessoas com Deficiência Intelectual (DI) deve contribuir para melhorar a qualidade de vida, i.e., aumentar o bem-estar geral (físico, material e emocional). Neste caso analisou-se, a partir de uma amostra de 36 trabalhadores com DI, para determinar, compreender e explicar o mais aprofundadamente possível como é que, no tempo pós-incl...


Use of antidepressants in Porto, Braga and Bragança regions

Pereira, Olívia R.; Remelhe, Adriana; Fernandes, Luísa; Ferreira, Mónica; Silva, Vanessa; Coelho, Joana C.M.M.

Depression is one of the most common mental disorders with a prevalence in the general population of 7.4%. With regard to the treatment of this disease the therapies includes the psychotherapy, changes in lifestyle and the pharmacologic therapy. Objectives: The present study aimed to characterize the use of antidepressants in three regions of Portugal: Porto, Braga and Bragança. Methods: A cross-sectional, desc...

Date: 2016   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Medos profissionais dos professores em contexto escolar

Fernandes, Luísa; Veiga, Feliciano Henriques

O objectivo principal deste estudo foi analisar as representações dos professores acerca dos seus medos profissionais. A amostra foi constituída por 208 professores dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, de ambos os sexos, de várias zonas do país e com tempo de serviço diversificado. Foi utilizada a Escala de Avaliação de Medos Profissionais dos Professores (EAMPP), que apresentou sete dimensões (Veiga et...


Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação

Veiga, Feliciano Henriques; Roque, Paula; Guerra, Teresa M.; Fernandes, Luísa; Antunes, Júlia

A falta de instrumentos de avaliação do autoconceito profissional dos docentes do ensino básico e secundário conduziu à elaboração de um instrumento que denominámos Escala de Autoconceito Profissional dos Professores (EAPP). A aplicação da escala EAPP, com 36 itens, incidiu numa amostra de 342 professores, de diferentes escolas do ensino básico e secundário, de ambos os sexos, de diferentes idades, em diferente...


13 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date










Document Type





Access rights



Resource







Subject