6 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad

Fernandes,Domingos

RESUMO O principal propósito deste artigo é apresentar e discutir algumas das ideias mais relevantes da extensa e intensa obra de John Goodlad (1920-2014) no que se refere a questões relacionadas com a renovação e a melhoria da educação, das escolas e da sociedade democrática e social. Por meio da leitura e da consulta de alguns dos seus textos reconhecidamente mais influentes, foi possível, por um lado, produz...

Date: 2022   |   Origin: Oasisbr

ENSINO E AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA REALIZADA...

Fernandes,Domingos

RESUMO: O propósito deste artigo foi analisar práticas de ensino e avaliação de docentes de quatro universidades portuguesas, a partir do projeto Avaliação, Ensino e Aprendizagem em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas (AVENA). Na chamada fase intensiva do projeto, baseada em observações de aulas e em entrevistas a docentes e estudantes, os dados foram integrados por meio de quatro metanarrativas. A ...

Date: 2016   |   Origin: Oasisbr

Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando o...

Fernandes,Domingos

Resumo:O propósito deste estudo era compreender práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários de Artes e Humanidades, tendo-se analisado: a) a organização do ensino e as dinâmicas de sala de aula; b) as tarefas de ensino e avaliação utilizadas e papéis de alunos e docentes; c) o feedback; e d) as utilizações da avaliação. Os dados foram coletados através de observações e entrevistas aos profess...

Date: 2015   |   Origin: Oasisbr

Algumas reflexões acerca dos saberes dos alunos em Portugal

Fernandes,Domingos

A principal finalidade deste artigo é a de discutir questões que estão relacionadas com o processo de determinar o que os alunos sabem e são capazes de fazer no contexto do sistema educativo português. Tal processo, por norma, está demasiado dependente das avaliações externas (e.g., exames nacionais estandardizados), cujas limitações estão bem identificadas na literatura. É necessário integrar e ter na devida c...

Date: 2008   |   Origin: Oasisbr

A avaliação das aprendizagens no Sistema Educativo Português

Fernandes,Domingos

A principal finalidade deste artigo é a de discutir as principais características do sistema de avaliação das aprendizagens dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, tal como é proposto no currículo português. Os elevados índices de reprovação são analisados e suscitam reflexões várias tendo em conta que o referido sistema de avaliação apresenta três características que, em princípio, deveriam contribuir para...

Date: 2007   |   Origin: Oasisbr

Para uma teoria da avaliação formativa

Fernandes,Domingos

A principal finalidade deste artigo é a de contribuir para a construção de uma teoria da avaliação formativa que, no essencial, possa orientar, fundamentar e melhorar as práticas de avaliação nas salas de aula. Para além de se apresentar, discutir e definir o conceito de avaliação formativa alternativa, propõe-se o desenvolvimento de investigação que permita compreender: a) os processos de desenvolvimento do cu...

Date: 2006   |   Origin: SciELO Portugal

6 Results

Queried text

Refine Results

Author


Date







Document Type


Access rights


Resource



Subject