10 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Poderá o comportamento do Educador em creche modelar a participação, comunicaçã...

Morais,Inês Conte de; Azevedo,Ana Rita; Fernandes,Isabel; Fuertes,Marina

Resumo Nos primeiros anos de vida, o desenvolvimento da criança é afetado pelas suas experiências (físicas, motoras e sensoriais) e interações sociais. Sabendo que a forma como o adulto interage e comunica influencia a ação e a participação da criança, neste estudo pretendemos pesquisar sobre o papel do adulto enquanto modelo social e pedagógico para as crianças de 2 a 3 anos, durante uma atividade lúdica de co...

Date: 2025   |   Origin: SciELO Portugal

Construção e validação de um modelo de decisão para a canulação da fistula arte...

Pinto,Rui; Duarte,Fausto; Mata,Fernando; Sousa,Clemente; Salgueiro,Anabela; Fernandes,Isabel

Resumo Enquadramento: A fístula arteriovenosa é considerada como o acesso vascular de eleição para hemodiálise, a sua utilização pode ser realizada através de quatro técnicas de canulação distintas: Escada, Botoeira, MuST ou Área. Objetivo: Construir e validar um instrumento de apoio à decisão para a técnica de canulação ideal da fistula arteriovenosa em hemodiálise. Metodologia: Estudo metodológico em duas eta...

Date: 2023   |   Origin: SciELO Portugal

Nutritional status and food consumption of children under five years, pregnant ...

Fernandes,Isabel; Sêda,Hélia; Lopes,Margarida; Palange,Norberto José; Santos,Artur Fernando dos

Abstract Introduction: Cyclone Idai triggered severe changes in the living standards of the population in Dombe, Mozambique. Objective: To assess the nutritional status, and characterise food consumption of children under five years of age and pregnant and lactating women (PLW). Methods: Cross-sectional study with probabilistic sampling by conglomerates complemented by simple random sampling. The nutritional st...

Date: 2022   |   Origin: SciELO Portugal

O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo d...

Veiga,Bruno; Fernandes,Isabel; Sousa,Otília; Fuertes,Marina

O presente artigo apresenta uma revisão dos estudos Tandem nacionais acerca da qualidade da interação e da comunicação de pais e educadores em atividades colaborativas com a criança em idade pré-escolar. Para o efeito, os resultados de todos os artigos publicados são organizados pelas seguintes áreas: autoria do produto; tipo de produto realizado componentes, materiais e ferramentas usadas na realização do prod...

Date: 2019   |   Origin: SciELO Portugal

Estudo comparativo acerca do comportamento e comunicação materna e paterna em a...

Fernandes,Isabel; Barroso,Isabel; Ferreira,Andreia; Branco,Miguel; Ladeiras,Ana; Veloso,Catarina; Pinto,Filipe; Osório,Tiago; Relvas,Mário; Sousa,Otília

A investigação tende a descrever o pai como parceiro de jogo que favorece a liberdade de ação; enquanto a mãe, tende a reforçar a comunicação nas interações, envolvendo afetivamente a criança. Nos casos em que a mãe brinca e o pai presta cuidados básicos à criança, a qualidade da interação pai-filhos aumenta consideravelmente. Neste estudo, observamos pai e mãe independentemente na mesma situação experimental c...

Date: 2018   |   Origin: SciELO Portugal

Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pai...

Veloso,Catarina; Ladeiras,Ana; Ferreira,Andreia; Barroso,Isabel; Fernandes,Isabel; Pinto,Filipe; Branco,Miguel; Sousa,Otília; Fuertes,Marina

A investigação sobre a qualidade das interações, a comunicação e a atividade entre crianças e adultos tem sido desenvolvida essencialmente com figuras femininas, continuando por esclarecer o papel dos homens como pares afetivos e promotores do desenvolvimento e bem-estar da criança. Procurámos estudar o comportamento de educadores e de pais, do género masculino, com crianças entre os 3 e os 5 anos, sem problema...

Date: 2018   |   Origin: SciELO Portugal

Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas das educadoras e das mãe...

Barroso,Isabel; Ferreira,Andreia; Fernandes,Isabel; Branco,Miguel; Ladeiras,Ana; Pinto,Filipe; Osório,Tiago; Veloso,Catarina; Relvas,Mário

Os educadores de infância, na ausência dos pais, asseguram cuidados e garantem o bem estar da criança assim como a sua educação e desenvolvimento. A criança estabelece com a maioria dos educadores uma relação afetiva privilegiada mas não de vinculação. O estudo das diferenças e semelhanças entre estes dois tipos de relação permite averiguar a diversidade de relações proporcionadas à criança e o contributo da fo...

Date: 2017   |   Origin: SciELO Portugal

Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educador...

Ferreira,Andreia; Barroso,Isabel; Branco,Miguel; Fernandes,Isabel; Ladeiras,Ana; Osório,Tiago; Pinto,Filipe; Relvas,Mário; Veloso,Catarina

A educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o contributo do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procurámos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das educadoras com cr...

Date: 2016   |   Origin: SciELO Portugal

Leituras holísticas: de Tchékhov à Medicina Narrativa

Fernandes,Isabel

Resumo Neste artigo, procura-se evidenciar como, no conto “Um caso da prática médica”, o escritor russo, Anton Tchékhov, ele próprio médico, ficcionaliza e chama a atenção para aspetos da prática clínica hoje tantas vezes descurados, designadamente a observação e avaliação do ambiente em que vivem os doentes; e aspetos de índole familiar, social e até sexual, bem como a importância crucial da relação interpesso...

Date: 2015   |   Origin: Oasisbr


10 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date










Document Type



Access rights


Resource



Subject