Resumo Nos primeiros anos de vida, o desenvolvimento da criança é afetado pelas suas experiências (físicas, motoras e sensoriais) e interações sociais. Sabendo que a forma como o adulto interage e comunica influencia a ação e a participação da criança, neste estudo pretendemos pesquisar sobre o papel do adulto enquanto modelo social e pedagógico para as crianças de 2 a 3 anos, durante uma atividade lúdica de co...
Resumo Enquadramento: A fístula arteriovenosa é considerada como o acesso vascular de eleição para hemodiálise, a sua utilização pode ser realizada através de quatro técnicas de canulação distintas: Escada, Botoeira, MuST ou Área. Objetivo: Construir e validar um instrumento de apoio à decisão para a técnica de canulação ideal da fistula arteriovenosa em hemodiálise. Metodologia: Estudo metodológico em duas eta...
Abstract Introduction: Cyclone Idai triggered severe changes in the living standards of the population in Dombe, Mozambique. Objective: To assess the nutritional status, and characterise food consumption of children under five years of age and pregnant and lactating women (PLW). Methods: Cross-sectional study with probabilistic sampling by conglomerates complemented by simple random sampling. The nutritional st...
O presente artigo apresenta uma revisão dos estudos Tandem nacionais acerca da qualidade da interação e da comunicação de pais e educadores em atividades colaborativas com a criança em idade pré-escolar. Para o efeito, os resultados de todos os artigos publicados são organizados pelas seguintes áreas: autoria do produto; tipo de produto realizado componentes, materiais e ferramentas usadas na realização do prod...
A investigação tende a descrever o pai como parceiro de jogo que favorece a liberdade de ação; enquanto a mãe, tende a reforçar a comunicação nas interações, envolvendo afetivamente a criança. Nos casos em que a mãe brinca e o pai presta cuidados básicos à criança, a qualidade da interação pai-filhos aumenta consideravelmente. Neste estudo, observamos pai e mãe independentemente na mesma situação experimental c...
A investigação sobre a qualidade das interações, a comunicação e a atividade entre crianças e adultos tem sido desenvolvida essencialmente com figuras femininas, continuando por esclarecer o papel dos homens como pares afetivos e promotores do desenvolvimento e bem-estar da criança. Procurámos estudar o comportamento de educadores e de pais, do género masculino, com crianças entre os 3 e os 5 anos, sem problema...
Os educadores de infância, na ausência dos pais, asseguram cuidados e garantem o bem estar da criança assim como a sua educação e desenvolvimento. A criança estabelece com a maioria dos educadores uma relação afetiva privilegiada mas não de vinculação. O estudo das diferenças e semelhanças entre estes dois tipos de relação permite averiguar a diversidade de relações proporcionadas à criança e o contributo da fo...
A educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o contributo do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procurámos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das educadoras com cr...
Resumo Neste artigo, procura-se evidenciar como, no conto “Um caso da prática médica”, o escritor russo, Anton Tchékhov, ele próprio médico, ficcionaliza e chama a atenção para aspetos da prática clínica hoje tantas vezes descurados, designadamente a observação e avaliação do ambiente em que vivem os doentes; e aspetos de índole familiar, social e até sexual, bem como a importância crucial da relação interpesso...