As part of the curricular unit Clinical Education II at E2S|Porto, a pedagogical intervention on heredity was developed for primary school students, aiming to promote active learning of fundamental concepts in classical genetics. Starting from the question ‘Why do we look like our parents?’, a playful-pedagogical approach was adopted, combining brief expository moments with age-appropriate, hands-on activities....
Integrada na UC Educação Clínica II da E2S|Porto, foi desenvolvida uma intervenção educativa sobre hereditariedade, dirigida a 86 estudantes do 1.º ao 4.º ano do Ensino Básico (5-10 anos), em 4 sessões independentes com cerca de 45 minutos. Partindo da questão “Porque somos parecidos com os nossos pais?”, a atividade utilizou uma abordagem lúdico-pedagógica para explorar conceitos genéticos. Iniciou com a ident...
A Carica Papaya L. é uma das frutas mais conhecidas e estudadas em todo o mundo devido ao seu valor nutricional, às suas propriedades digestivas e medicinais. Das várias propriedades terapêuticas deste fruto, destaca-se o seu poder antioxidante, cicatrizante, anti-inflamatório e antimicrobiano. A incorporação de ingredientes, bem como a utilização de diferentes partes de papaia é de potencial interesse para a i...
Fermented papaya is recognized as a nutraceutical with a diverse and rich composition. Fermentation of fruit with desirable microorganisms could be a strategy to improve the nutritional quality and profile of the fruit. Despite the popularity of fermented papaya, there is still a lack of knowledge on the effects of various fermentation parameters. The goal of this study was to screen the antioxidant and other p...
Neste relatório serão descritas as atividades desenvolvidas no âmbito da unidade curricular Estágio em Ciências da Nutrição, do 8.º semestre da licenciatura Ciências da Nutrição da Atlântica – Instituto Universitário, realizado na empresa Farmodiética S.A., nas áreas de Nutrição Clínica e Investigação em Ciências da Nutrição. Segundo o Serviço Nacional de Saúde (2023), a obesidade é uma doença crónica não trans...
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de um plano de atuação aplicável a Bibliotecas de Ensino Superior, no que concerne à implementação e suporte de projetos de ciência cidadã nas suas comunidades, científica e envolvente. Tenciona-se enquadrar de que forma as bibliotecas podem atuar fomentando a criação desses projetos, apoiar o desenvolvimento dos mesmos nos centros de investigação das sua...
O acesso à informação científica é essencial para a produção de novo conhecimento. O acesso à informação atualmente disponível na Internet/World Wide Web, parte da qual se encontra em Acesso Aberto (AA), tem sido fortalecido com a implementação de iniciativas que contribuem para a abertura da ciência sob o chapéu de chuva da Ciência Aberta. Paralelamente a estas iniciativas, surgiram formas ilegítimas e ilegais...
Knowledge management (KM) and human resource management (HRM) are closely related, since they both manage knowledge-based intangible assets that create and maintain a competitive advantage. In this research, we aim to show how KM contributes to human resource development (HRD) by systematically reviewing the empirical literature of the last 20 years (2000 to 2019). The results show that six KM processes contrib...
Brochura de sala do concerto realizado pelos alunos finalistas da ANSO a 23 de Julho de 2021 no MUSEU DO ORIENTE em Lisboa no âmbito da Temporada 2020/2021 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Brahms, Sibelius, Lutosławski, Jolivet e Mozart. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumen...