O autor descreve os pressupostos da democracia participativa nos sistemas sociais e nas organizações sociais formais e analisa os possíveis contributos das TIC para a melhoria e aperfeiçoamento da participação dos cidadãos. Na sequência, analisa as razões do triunfo da Network na educação e nas escolas. Author describes main theoretical foundations of participant democracy in social systems and in formal organi...
O autor reflecte sobre a investigação realizada no âmbito da participação, sobretudo em Portugal. Contextualiza a emergência da participação como um problema de investigação, a nível político e a nível organizacional, e ensaia a proposta de estruturação de áreas, domínios e formas de participação em ambos os níveis
Este livro incide sobre resultados de investigação que sao, em larga medida, pioneiros e amplamente desconhecidos. Trata-se dos "contratos de autonomia" assinados entre a administração educacional e os agrupamentos e escolas. A celebração dos "contratos de autonomia" constituiu, para uma pequenissima minoria de agrupamentos e escolas (22) e atraves de uma politica que nao teve qualquer continuidade, desde 2006 ...
Os autores descrevem uma ano de experiência de implementação dos contratos de autonomia nas escolas que lavraram contrato com Ministério da Educação. Começam por descrever os princípios da autonomia e do contrato de autonomia e analisam as dificuldades e sucessos na implementação do contrato
Refaz-se o percurso da autonomia no mundo ocidental. Busca-se os seus fundamentos teóricos. Problematiza-se o caminho percorrido em Portugal, desde o início da retórica da autonomia, em 1976, e desmistifica-se os equívocos em que as formulações teóricas têm lavrado tentando, ao mesmo tempo, a construção de um quadro teórico para a leitura e prática da autonomia, a nível organizacional.
Os autores apresentam o percurso investigativo no Mestrado em Administração Educacional na Universidade da Madeira e a sua contribuição para a formação de quadros para a administração educacional regional e para o conhecimento da própria região.
Em duas décadas o conceito de autonomia das escolas desloca-se, na sua amplitude semântica, do campo da descentralização e da participação democrática para o campo da liberdade e eficácia da gestão escolar. Esta variação semântica do conceito de autonomia dá conta de um conjunto de políticas e medidas com direcções diferentes. Nesta comunicação, destacamos a evolução das políticas de autonomia da escola portugu...
Esta comunicação baseia-se num estudo que incidiu sobre o Conselho Municipal de Educação, sua constituição e práticas, entendidas não só como práticas consultivas, mas incluindo também todas as actividades e iniciativas resultantes do exercício das suas competências legais, como sejam pareceres emitidos, decisões tomadas ou projectos propostos ou promovidos. Pretendeu-se, assim, contribuir para o conhecimento d...
O autor analisa a evolução da educação e do ensino, ao longo do Século XX, considerando a evolução institucional do sistema educativo e as dinâmicas sócio-escolares
São publicados aqui 259 textos correspondentes 249 a comunicações, sete a intervenções em Mesas Redondas e três a conferências, num total de 362 autores. Em todos os textos foram inseridos os símbolos das instituições responsáveis pela publicação e uma nota de rodapé enunciando o caminho para as citações e referências. No entanto, isso não pôde ser feito no caso dos autores que não nos enviaram texto em Word ou...