A utilização de jogos como atividades de ensino-aprendizagem tem o potencial de incrementar a motivação e, consequentemente, o envolvimento dos alunos na construção do seu conhecimento. Esta estratégia, designada por aprendizagem baseada em jogos (Game-based Learning), segue, tipicamente, duas abordagens possíveis. Por um lado, podem ser utilizados jogos comerciais e de ampla divulgação, como o Sid Meyer’s Civi...
A utilização de jogos como atividades de ensino-aprendizagem tem o potencial de incrementar a motivação e, consequentemente, o envolvimento dos alunos na construção do seu conhecimento. Esta estratégia, designada por aprendizagem baseada em jogos (game-based learning) têm sido amplamente utilizada nos últimos anos em conjunto com metodologias de ensino ativas. Neste trabalho descreve-se o desenvolvimento e apli...
A importância da implementação de metodologias pedagógicas ativas tem aumentado, especialmente na área do ensino superior. Estas metodologias estimulam o envolvimento do estudante diretamente no processo de aprendizagem em todos os estágios do planeamento, design, execução e avaliação, proporcionando-lhes a oportunidade de falar e ouvir, ler, escrever e refletir individualmente e em grupos, desenvolvendo, simul...
O presente artigo trata de relatar o desenvol- vimento e a aplicac ̧a ̃o de um jogo denominado Cabinet na disciplina de Gerenciamento de Sistemas e Redes do curso superior de Engenharia Informa ́tica do Instituto Polite ́cnico de Braganc ̧a, Portugal. O desenvolvimento do jogo foi realizado utilizando como motor gra ́fico a Unreal Engine. Cabinet e ́ um jogo por turnos multijogador no qual dois alunos teˆm por ...