A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos currículos atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover um...
On July 15, 2022, one hundred years have passed since the disappearance of António Aurélio da Costa Ferreira. The importance of the intervention he maintained in the educational field, but also in science, namely in medicine, justifies the dissemination of his work, but the truth is that this event went completely unnoticed in the academic environment dedicated to the history of education in Portugal. This arti...
Longos dias têm vinte e cinco anos. E ainda mais longos se pensarmos que o aniversário “redondo” . uma contingência de um percurso legal, marcado por um documento que cria oficialmente uma universidade, mas que corresponde a uma muito mais longa história, remetendo-nos para um processo que se confunde com a história contemporânea portuguesa, especialmente com a História do Ensino Superior em Portugal depois do ...
O Internato de São João foi criado em Lisboa, em 1862, então sob a designação de Asilo, por iniciativa de um grupo de maçons liderado José Estêvão Coelho de Magalhães, de modo a garantir assistência e educação a jovens raparigas, que deixaram de estar à guarda da congregação religiosa das Irmãs da Caridade. A investigação baseou-se na consulta do espólio documental e iconográfico guardado pelo ISJ. Os muitos re...
O Asilo de San João foi fundado en Lisboa, en 1862, por iniciativa dun grupo de masóns, para garantir asistencia e educación a mozas novas, até entón á garda da congregación relixiosa das Irmás da Caridade. Este estudo, que parte da consulta de fontes documentais, nomeadamente de informacións contidas en informes e contas da Institución, ten por obxectivo dar a coñecer o contexto no que o Asilo foi instalado e ...
O projeto intitulado Passado, presente e futuro surgiu na sequência da intervenção de um docente por ocasião da comemoração do dia da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), a 10 de dezembro de 2018, perante a sua comunidade escolar. Nessa intervenção, fez-se referência ao passado herdado pela atual instituição, na sua dimensão histórica da formação de professores, que conjuga alunos, professores e o pró...
O Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, da Escola Superior de Educação de Lisboa(CIED), é um centro de estudos vocacionado para a investigação científica fundamental e aplicada no domínio da educação formal e não formal e das artes. Um dos seus objetivos é o de fomentar o debate e a difusão do conhecimento científico, através de publicações que permitam alcançar um público alargado e interessado na f...
Este é o segundo volume produzido no âmbito do projeto TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, que, não obstante todas as dificuldades que resultaram da interrupção dos apoios financeiros e da situação pandémica que o país vive, continuou o seu trabalho centrado na produção de conhecimento em torno, particularmente, da questão de como ensinar a ensinar História e Geografia.
"Este é o segundo volume produzido no âmbito do projeto TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, que, não obstante todas as dificuldades que resultaram da interrupção dos apoios financeiros e da situação pandémica que o país vive, continuou o seu trabalho centrado na produção de conhecimento em torno, particularmente, da questão de como ensinar a ensinar História e Geografia. Damos continuidade ao nosso pr...
A Escola Superior de Educação de Lisboa tem trabalhado em torno da investigação patrimonial, em contexto de formação inicial de professores, recorrendo ao património local como ponto de partida de reflexão e de prática educativa, e com o objetivo de evoluir nesta linha de formação e investigação. É apresentado como exemplo a unidade curricular de Temas da História e Geografia de Portugal, do Mestrado em Ensino ...