O presente Relatório foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ), no âmbito de um contrato de prestação de serviços com o Ministério da Educação. Esta prestação de serviços foi realizada entre outubro de 2023 a maio de 2024. Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Direção-Geral da Educação (DGE), a ...
n
O presente relatório – 2.o Relatório Intercalar Projeto Mochila Leve -, é um dos produtos da Tarefa 6. Elaboração dos relatórios (Quadro 2) que reúne informação recolhida no âmbito da Tarefa 5. Monitorização (Quadro 1), em concreto, os dados dos agrupamentos participantes no Projeto Mochila Leve (PML), referentes ao ano letivo de 2023/2024, fornecidos pela coordenação do projeto, a sistematização dos Planos de ...
O Projeto Mochila Leve (PML) é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras (CMO) que teve início no ano letivo 2018/2019, em turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Tal como referido no Relatório Intercalar - Programa Mochila Leve (2019/2020), o projeto assenta em duas grandes medidas estratégicas: (i) Criar uma rede concelhia de docentes, pertencentes a diferentes níveis de ensino e agrupamentos de escola...
este estudo desenvolvido por uma equipa multidisciplinar do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ), no âmbito de um contrato de prestação de serviços com o Ministério da Educação. Esta prestação de serviços foi realizada entre outubro de 2023 a maio de 2024. Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral...
As questões ligadas ao ensino, à avaliação e à aprendizagem têm merecido nas últimas décadas uma atenção crescente por parte das instituições de ensino superior, sobretudo após a implementação do Processo de Bolonha, e estão cada vez mais presentes na agenda de políticas internacionais, como também nacionais, na senda da promoção de uma educação de qualidade para todos. Apesar de darmos aqui relevo à avaliação,...
When we hear the word “gender,” we often think only of “male” or “female.” However, gender is much more than that: it is a set of ideas, expectations, and social norms that tell boys and girls, men and women, how they “should” act, feel, or look (Moss-Racusin, 2021). These sets of predefined beliefs are called gender stereotypes, and they can affect us in almost every area of our lives, from school to personal ...
When we hear the word “gender,” we often think only of “male” or “female.” However, gender is much more than that: it is a set of ideas, expectations, and social norms that tell boys and girls, men and women, how they “should” act, feel, or look (Moss-Racusin, 2021). These sets of predefined beliefs are called gender stereotypes, and they can affect us in almost every area of our lives, from school to personal ...
Gender stereotypes have deep roots in the history of human societies and represent widely shared beliefs about the characteristics, behaviors and roles socially considered appropriate for men and women. These social constructions profoundly influence the way individuals perceive themselves and others, contributing to structural inequalities in various domains, such as work, education and family life (Eagly & Wo...
Gender stereotypes have deep roots in the history of human societies and represent widely shared beliefs about the characteristics, behaviors and roles socially considered appropriate for men and women. These social constructions profoundly influence the way individuals perceive themselves and others, contributing to structural inequalities in various domains, such as work, education and family life (Eagly & Wo...