Background: In the context of pediatric oncology hospitalization, intravenous chemotherapy administration through a central vein is preferred, as the drugs used may compromise the integrity of the peripheral venous network. When handling the central venous catheter, nurses must be rigorous in their care, following recommendations for preventing infection. Objectives: to identify nursing care practices for infec...
Enquadramento: A hospitalização e a cirurgia são consideradas pela criança como eventos ameaçadores e com repercussões no seu comportamento, nomeadamente ansiedade e medo. Objetivo: Avaliar a efetividade de um filme preparatório para procedimentos a realizar antes de uma cirurgia de ambulatório visando a redução da ansiedade e medo. Metodologia: Estudo randomizado, controlado, envolvendo 60 crianças (6-14 anos)...
Objective To identify the factors that facilitate or hinder the construction of autonomy in adolescence through the experience of young adults with type-1 diabetes and their parents. Methods This was a qualitative, descriptive, and exploratory study. Two focus group interviews were conducted: one with nine young adults who were experts in managing their illness and the other with seven parents. Thematic and cat...
Triage is an essential function in emergency services, based on the critical thinking and decision-making of nurses. The overcrowding of these services has implications both in the quality of life of the workers, due to their overload, and as well as in the satisfaction of users and their length of stay in the service. Thus, to improve care in pediatric emergency services, it is crucial to find strategies to ad...
As crianças com doença oncológica são frequentemente sujeitas a procedimentos invasivos de forma repetida, pela necessidade de avaliar a evolução clínica, mas também pelo teor dos tratamentos. A realização destes procedimentos é a principal causa de ansiedade e dor na criança hospitalizada. Centrados num paradigma de cuidados atraumáticos, preconiza-se que tenham por base três princípios: prevenir ou minimizar ...
Objetivo: caracterizar adolescentes com diabetes tipo 1, frequentadores de uma colônia de férias, e sua evolução nas dimensões do conhecimento acercada doença, na autoeficácia, qualidade de vida e hemoglobina glicada. Método: estudo quantitativo comparativo antes e após o campo, com seguimentode seis meses. Foram avaliados oconhecimento (teste de conhecimentos acerca da diabetes), aautoeficácia (self-efficacy d...
Introdução O desenvolvimento dos adolescentes centra-se na construção de autonomia e independência face à supervisão parental. Este desafio torna-se mais complexo perante um diagnóstico de diabetes tipo 1, o que exige responsabilização do adolescente face à gestão da doença. Nesta fase revela-se crucial a implementação de intervenções promotoras de competências de autogestão. Objetivo Mapeamento de intervenções...
Background: Development during adolescence involves building autonomy and progressive independence from parental supervision. At this stage, it is important to implement interventions to promote self-management skills in adolescents with Type 1 Diabetes, allowing an empowered transition to adulthood regarding decision-making and self-management. Aim: Mapping the interventions that promote self-management skills...
Enquadramento: A implementação de programas focados nas competências de autogestão em adolescentes com diabetes tipo 1 revelam ser um importante contributo no desenvolvimento de autonomia e tomada de decisão face à gestão da diabetes. Os campos de férias são contextos apropriados para a intervenção de enfermagem na área da promoção da saúde, adesão e gestão do regime terapêutico dos adolescentes. No entanto, um...
Introdução Os adolescentes com Diabetes Tipo 1 confrontam desafios de elevada complexidade associados à gestão da doença crónica. Os programas para a autogestão promovem o controlo metabólico, minimizando ou retardando o aparecimento de complicações micro e macrovasculasculares. A evidência destaca a utilização de estratégias de intervenção psicoeducativa (resolução de problemas, roleplaying, plano de ação e mo...