Purpose: Journalistic startups are thriving around the world, bringing new approaches to the news media environment in terms of concepts, contents, dissemination, internal organisation, and business models. This research is relevant to create a prospective view on the evolution of the news media business in the next years, also allowing us to identify some trends and experiences which can be useful to future re...
The goals intended are to analyze media outlets from the inside, to provide some guidelines on the best practices for media companies that want to shape/reshape their business to survive and grow in the currently troubled media ecosystem. The main questions are to understand how legacy media in Portugal are facing the changing media ecosystem, in special how are they using any kind of internal innovation strate...
Os resultados que agora se publicam sobre os Públicos do Museu Nacional do Azulejo decorrem do Estudo de Públicos de Museus Nacionais (EPMN) promovido pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade responsável pelas políticas museológicas em Portugal, tendo como parceiro científico o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) e o apoio mecenático d...
This handbook has been written as a result of the research done in the CreBiz - Business Development Laboratory Study Module for Creative Industries project
O presente artigo apresenta os resultados preliminares de uma análise acerca dos modelos de ensino de empreendedorismo e inovação no campo das indústrias criativas e do jornalismo atualmente em vigor ao nível global, acrescentando como caso de estudo empírico as primeiras aplicações práticas do projeto Crebiz.eu, a nível do projeto-piloto de ensino implementado em Portugal, a sua avaliação e as reflexões conclu...
Este não é um estudo “chave na mão” que solucione os problemas do sector da comunicação social portuguesa, do sector em outros países ou à escala global. O estudo é “apenas” um contributo para a identificação de tendências e de metodologias para reduzir a incerteza na gestão de empresas e redacções, procurando oferecer aquilo que, mais à frente, definimos enquanto uma “tecnologia de racionalidade”. É um estudo ...