Língua portuguesa: história, diversidade e mundos do discurso é uma publicação do Centro de Estudos em Letras (das Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro e de Évora), inserida na sua área de investigação em “Ciências da linguagem”. Sob esta denominação, de facto tão plural quanto problemática ao nível da unidade do seu campo de conhecimento (nos termos de B. Colombat, J.-M. Fournier e C. Puech, Histoire d...
Louis-Pierre Siret is a well known name in the history of foreign language teaching in France. Being from the Age of Enlightenment, the intellectual activity of this philologist reflects the grammatical thought of the time, as well as the reformist ideas of major writers from French Enlightenment, such as Du Marsais, Pluche, Radonvilliers, who he cites in his work Éléments de la langue angloise, ou méthode prat...
Connective syntax or attributive connective syntax – expression derived from the logical-semantic concepts of “connecting”, “predicate”, “attribution of a quality” – is a descriptive model of how different languages establish attribution in several types of verbal and nonverbal head sentences. This formal model, based on a distinction between connective syntax and nuclear syntax, is situated within the framewor...
Um texto publicado no Rio de Janeiro, no período de pós-Independência do país e dedicado à “conversação brasileira” suscita curiosidade no contexto da produção gramatical e metalinguística portuguesa; e, mais ainda, tratando-se de um guia de conversação bilingue pouco conhecido no quadro dos instrumentos de ensino que contribuíam para fixar usos de línguas estrangeiras. Pretende-se divulgar Le guide de la conve...
O Corpus Gramatical do Português Língua Estrangeira (PLE) – www.corpusgramaticalple.uevora.pt – é um projeto de investigação da Universidade de Évora, dedicado ao estudo e valorização do património gramatical do Português como Língua Estrangeira (PLE), com especial incidência em aplicações eletrónicas, capazes de tornar tal património acessível a quem hoje trabalha nos seus campos de aplicação, nomeadamente a d...
No Seminário “Para uma historiografia do Português como Língua Estrangeira (séculos XVII-XIX)” visa-se analisar fontes metalinguísticas do português que fazem parte da história da gramática dos vernáculos e constituem um (sub)género textual da historiografia linguística DESCRIÇÃO As fontes metalinguísticas de português como língua estrangeira (PLE) constituem um importante corpus gramatical, que faz parte da hi...
PLANO DA CONFERÊNCIA 1. Sobre a reflexão metalinguística do português e em português no século XVI 2. O movimento de gramaticalização dos vernáculos europeus e o “ciclo da expansão da língua” (Ivo Castro) 2.1. As gramáticas de Fernão de Oliveira (1536) e de João de Barros (1540); e as ortografias de Pero de Magalhães Gândavo (1574) e de Duarte Nunes de Leão (1576) 2.1.1. Estrutura interna das gramáticas 2.1.2. ...
Quando em 1876 Teófilo Braga advertia contra as “velhas categorias irracionaes de Etymologia, Syntaxe, Prosodia e Orthographia” (1876, p. ix) e propugnava por uma nova orientação de conteúdos gramaticais que haviam de ‘expungir da velha sintaxe a parte figurada, porque pertence exclusivamente à retórica ou teoria do estilo’ (Braga, 1876, p. ix), quando assim escrevia na Grammatica portugueza elementar, fundada ...
Este “O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Língua Estrangeira” constitui uma introdução a uma matéria que, já estudada noutras tradições gramaticais europeias, é pouco conhecida na historiografia do Português como Língua Estrangeira (PLE), considerando-se aqui uma cronologia que toma o final do século XIX como terminus ad quem. Destaca-se o ‘conspecto diacrónico da lexi...
O presente trabalho visa o estudo de práticas de comunicação verbal em manuais de Língua Portuguesa (Castro e Sousa, 1998), adotados para o 5º ano de escolaridade em várias escolas do ensino básico do distrito de Évora, no ano letivo 2011/2012. Considerando que o objetivo principal do ensino de Língua Portuguesa consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências comunicativas dos alunos, se é que ass...