Atualmente, a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem – nomeadamente, através da promoção da inovação pedagógica e da aprendizagem ativa – consta mais declaradamente da agenda das instituições de ensino superior, em Portugal. Para que tal se concretize, as e os docentes deverão envolver-se em processos (auto)reflexivos e (trans)formativos, quer para o seu próprio desenvolvimento profissiona...
A Pedagogia Universitária nem sempre consta da lista de prioridades das Instituições de Ensino Superior, tendendo a permanecer esquecida sob o primado das solicitações vindas do mundo do trabalho e das agências de financiamento. Paradoxalmente, essas mesmas Instituições de Ensino Superior dinamizam eventos dirigidos à sua comunidade docente sobre inovação pedagógica. Tal na ausência de políticas consistentes qu...
Atualmente, a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem – nomeadamente, através da promoção da inovação pedagógica e da aprendizagem ativa – consta mais declaradamente da agenda das instituições de ensino superior, em Portugal. Para que tal se concretize, as e os docentes deverão envolver-se em processos (auto)reflexivos e (trans)formativos, quer para o seu próprio desenvolvimento profissiona...
A Aprendizagem Baseada em Projetos ou Project-Based Learning (PBL) é uma metodologia na qual o docente propõe o desenvolvimento de projetos autênticos e significativos para tornar o processo de aprendizagem mais estimulante para os estudantes e próximo de um contexto real. Este manual apresenta uma breve revisão da literatura sobre esta metodologia de aprendizagem ativa.; Project-Based Learning (PBL) is a metho...
La Educación para el Desarrollo y la Ciudadanía Global (EDCG) es un objetivo cada vez más importante a nivel internacional, siendo la Agenda de Desarrollo Sostenible 2030 un ejemplo de los desafíos globales cuya solución depende de todos. Desde un cuadro referencial de EDCG Crítica, este artículo analiza críticamente la presencia de la EDCG Crítica en la legislación educativa que recoge el perfil del alumnado a...
Estimados como ferramentas essenciais para a promoção da cidadania e da participação dos jovens ao nível das diversas esferas das cidades atuais e do futuro, o pensamento crítico e o pensamento criativo (PCC) constituem-se como áreas de competências dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. O professor, assumindo a sua relevância na promoção destes tipos de pensamento e com formação para tal, é o fator cr...
Peer observation of teaching is a modality of (self)formation that enables faculty to observe classes reciprocally, essentially for the reflection among peers and the eventual improvement of their practices. The purpose is to contribute for their professional development, which becomes especially relevant considering that, in Portugal, to have didactic-pedagogical formation to teach in Higher Education is neith...
O presente artigo emerge do projeto educacional EQuIPES – Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior, sediado no Instituto Politécnico de Viseu, cujo objetivo principal é caracterizar e contribuir para a qualidade das práticas pedagógicas da comunidade docente desta Instituição do Ensino Superior, com especial enfoque na Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa tem sido amplamente proclamada n...