23 documents found, page 1 of 3

Sort by Issue Date

Problemas do desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce

Franco, Vítor; Melo, Madalena; Apolónio, Ana

Os problemas do desenvolvimento da criança foram, durante muitas décadas, abordados a partir de uma perspectiva essencialmente etiológica. Ou seja, a origem da perturbação era entendida como o fator determinante na caracterização da criança. Afirmar que a criança tem Paralisia Cerebral, Trissomia 21 ou Autismo prevalecia sobre a identidade e as características da criança concreta. Apesar da diversidade incontes...


A investigação sobre as pessoas com deficiência na perspectiva de curso de vida...

Franco, Vítor; Bertão, Ana; Melo, Madalena

A investigação sobre as pessoas com deficiência é relativamente escassa em Portugal, tal como acontece noutros países (Dessen & Silva 2000). A maior parte das vezes tende a ser feita numa perspectiva etiológica, na procura da origem da perturbação (nomeadamente genética) ou sindromática, ligada à caracterização geral de cada grupo e às intervenções a ele destinadas. Estas abordagens não dão completamente conta ...


Processos de adaptação parental face a diferentes diagnósticos de deficiência

Cruz, Inês; Franco, Vítor

Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 2 (2019).- p. 125-143.; Neste estudo é analisada a validade de conteúdo da Escala Parental de Adaptação à Deficiência (EPAD), as relações entre a Escala de Impacto na Família (EIF) e a EPAD, bem como as diferenças na adaptação dos pais tendo em consideração diferentes diagnósticos de deficiência e diversos graus de autonomia. A amo...


From the gaps/needs to the e+ qolmi course

Pires, Heldemerina; Candeias, Adelinda; Rebelo, H.; Franco, Vítor; Melo, Madalena; Grácio, Luísa; Saragoça, Maria José

The ENABLIN+ project is a European partnership within the Leonardo Life Long Learning Programme. The project´s aim is to develop a system of in-service training, interdisciplinary, where professionals and parents learn together, with the aim of enhancing quality of life of the children with very complex and intensive support needs. ENABLIN+ focus on the improvement of inclusion, communication, behaviour managem...


Quality of life and special needs: exploring the previous concepts of professio...

Carapeto, Maria João; Candeias, Adelinda; Franco, Vítor; Grácio, Luísa; Coelho, Cátia; Costa, Nuno

This study explores: (a) previous conceptions of parents/professionals about the quality of life of youth with special needs, and their fit with the Schalock and Verdugo’s core dimensions; (b) possible differences in its pattern throughout development. The participants responded to a collective, semi-structured questionnaire that provided a sort of characteristics or aspects related to the quality of life (from...


Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdiscipli...

Candeias, Adelinda; Portelada, António; Costa, Nuno; Grácio, Luísa; Franco, Vítor; Carapeto, Maria João; Saragoça, Maria José; Merca, Carla

Neste Estudo apresentamos a avaliação da satisfação dos participantes na Oficina de Formação de Mediadores para a Inclusão, desenvolvida no âmbito do projeto ENABLIN+. Trata-se de uma modalidade de formação criada para formar profissionais que trabalham com crianças e jovens com necessidades de suporte complexas e intensas e suas famílias. Esta oficina de formação tem como objetivo capacitar professores, psicól...


Capacitar e incluir pessoas com necessidades complexas e intensas: Apresentação...

Candeias, Adelinda; Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Franco, Vítor; Portelada, António; Saragoça, Maria José; Rosário, Ana; Merca, Carla

O projeto ENABLIN + foi lançado no início de 2014. ENABLIN+ é um projeto europeu de cooperação multilateral no domínio da formação profissional – inserido no Programa LEONARDO de Aprendizagem ao Longo da Vida, da Comissão Europeia. O seu objetivo é o de contribuir para que as crianças e jovens com necessidades de apoio complexas e intensas, e as pessoas que os apoiam, participem mais ativamente na vida quotidia...


Mediadores para a inclusão: Uma oficina de formação contínua e transversal no â...

Candeias, Adelinda; Grácio, Luísa; Saragoça, Maria José; Portelada, António; Carapeto, Maria João; Apolónio, Ana; Merca, Carla; Franco, Vítor

O projeto ENABLIN+ é uma parceria Europeia no âmbito do Leonardo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, no qual se insere a oficina de formação transversal (para técnicos e famílias): Mediadores para a Inclusão. Um dos princípios fundamentais que orientam esta oficina de formação é que o cuidado e a educação são funções de todos de acordo com o modelo biopsicossocial (Vale, 2009), considerando o indivíduo c...


A National Early Intervention System as a Strategy to Promote Inclusion and Aca...

Franco, Vítor; Melo, Madalena; Santos, Graça; Apolónio, Ana; Amaral, Leonor

Early intervention with children at risk or facing developmental problems is a practice defined by three fundamental characteristics: being family-centered, being based on the community and on the child’s life context, and being conducted by a team with transdisciplinary practice. In this paper we wish to present how the SNIPI, National System of Early Intervention, implemented in Portugal over the past 15 year...


A Perspetiva das Famílias quanto às Respostas do Sistema de Saúde e seus Profis...

Franco, Vítor

A Síndrome de X Frágil (SXF) é uma perturbação do desenvolvimento de origem genética, rara e sub-diagnosticada em Portugal. É, no entanto, a causa hereditária mais frequente de deficiência intelectual e, também, a causa genética mais conhecida de autismo. Os profissionais de saúde são os que mais cedo são chamados a detetar os primeiros sinais de que alguma coisa não está bem com a criança e os responsáveis pel...

Date: 2016   |   Origin: Millenium

23 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date











Document Type





Access rights



Resource







Subject