Algumas empresas do setor da construção que integram a Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC) decidiram promover a cooperação tecnológica entre si e com as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) para o desenvolvimento de novas soluções de pavimentação rodoviária para aplicação em países de clima tropical, nomeadamente ao nível das misturas betuminosas e das camadas de solo...
Os ensaios acelerados de pavimentos rodoviários consistem na aplicação controlada de um carregamento vertical, através de uma roda normalizada que circula a uma velocidade controlada, simulando as cargas reais introduzidas pelo tráfego pesado. Em condições de temperatura e humidade controladas, os ensaios acelerados permitem simular num período de tempo reduzido as ações a que um pavimento está sujeito ao longo...
Within the framework of the activities of the working group GT1 of the Portuguese Commission on Transportation Geotechnics – Promote the use of non-traditional materials in embankments and structural layers – a questionnaire addressed to potential national entities as construction and demolition recycled materials, C&DRM, producers/users was designed. The main objective was to collect information about the vari...
Este trabalho apresenta um conjunto de ensaios não destrutivos realizados sobre as diferentes camadas de um pavimento rodoviário com o Radar de Prospeção (GPR), o Defletómetro de Impacto Ligeiro (LFWD) e Pesado (FWD), para avaliar as suas propriedades. Os ensaios foram realizados sobre as camadas constituintes das soluções implementadas numa pista de ensaios à escala real, construída no âmbito do Projeto de I&D...
A exploração de minas e de pedreiras e a atividade destinada à transformação da indústria extrativa dão origem a resíduos que têm que ser rejeitados sendo em geral depositados em aterro à superfície, constituindo as designadas escombreiras ou bacias de lamas quando depositados em meio aquoso. Neste trabalho caracterizam-se resíduos de pedreiras de mármore da região de Estremoz, Borba e Vila Viçosa (Alentejo, Po...
A ligação entre camadas constitui um dos aspetos essenciais no desempenho dos pavimentos, con-tribuindo para a capacidade que estes têm de funcionar como um todo. A consideração do grau de ligação entre camadas tem influência na forma como o pavimento é modelado e no seu comportamento durante a vida útil. Quando um pavimento se apresenta degradado à superfície, e tendo como objetivo uma gestão de recursos efica...
The use of Construction and Demolition Recycled Materials in sub-base layers of road pavements is analysed from an environmental perspective based on the results of leaching tests.
No âmbito das atividades de conservação e reabilitação de infraestruturas rodoviárias, verifica-se a necessidade de proceder à aplicação de elementos limitadores da propagação de fendas das camadas inferiores para as novas camadas aplicadas na reposição das características superficiais e/ou estruturais dos pavimentos. Sendo a ligação entre camadas um dos fatores determinantes para a eficiência destas soluções, ...
The management of an important volume of Construction and Demolition Waste (C&DW) in accordance with the applicable legal framework in Portugal and in European Union represents a significant source of concern for the producing companies and for the European countries. A research project aiming to contribute to the sustainable implementation of recycling of C&DW in road pavements is being developed by two Portug...
Neste trabalho apresentam-se as principais ações desenvolvidas e os resultados alcançados num estudo realizado pelo LNEC, em parceria com a EP, tendo em vista a avaliação da qualidade de misturas betuminosas a frio para reparação rápida de pavimentos em trabalhos de conservação de emergência, e o estabelecimento de exigências para inclusão em caderno de encargos para o fornecimento daquele tipo de produtos. O e...