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Poderá o comportamento do Educador em creche modelar a participação, comunicaçã...

Morais,Inês Conte de; Azevedo,Ana Rita; Fernandes,Isabel; Fuertes,Marina

Resumo Nos primeiros anos de vida, o desenvolvimento da criança é afetado pelas suas experiências (físicas, motoras e sensoriais) e interações sociais. Sabendo que a forma como o adulto interage e comunica influencia a ação e a participação da criança, neste estudo pretendemos pesquisar sobre o papel do adulto enquanto modelo social e pedagógico para as crianças de 2 a 3 anos, durante uma atividade lúdica de co...

Date: 2025   |   Origin: SciELO Portugal

Interação diádica com bebés de extremo pré-termo aos 3 e 9 meses

Martelo,Inês; Fuertes,Marina

Resumo A sensibilidade materna afeta a qualidade da vinculação e, consequentemente, o desenvolvimento infantil. Contudo, existem poucos estudos realizados com bebés de extremo pré-termo (menos de 32 semanas de gestação). O presente estudo dedica-se a investigar a qualidade e a continuidade das interações mãe-bebé (extremo pré-termo) aos 3 e 9 meses. Para o efeito, foram recrutadas 20 díades mãe-bebé observadas ...

Date: 2021   |   Origin: SciELO Portugal

Interactive behaviors between mothers and their prematurely born infants in the...

Chiodelli,Taís; Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim; Pereira,Veronica Aparecida; Santos,Pedro Lopes dos; Fuertes,Marina

Abstract The present study compared and correlated interactive behaviors of 15 mothers and their very preterm infants (gestational age: 28-32 weeks). Mothers and infants were observed in the experimental Face-to-Face Still-Face paradigm, consisting of three episodes: in the first and third episodes (play and reunion episodes), mother and infant interact freely; in the second (still-face episode), the mother mai...

Date: 2020   |   Origin: Oasisbr

O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo d...

Veiga,Bruno; Fernandes,Isabel; Sousa,Otília; Fuertes,Marina

O presente artigo apresenta uma revisão dos estudos Tandem nacionais acerca da qualidade da interação e da comunicação de pais e educadores em atividades colaborativas com a criança em idade pré-escolar. Para o efeito, os resultados de todos os artigos publicados são organizados pelas seguintes áreas: autoria do produto; tipo de produto realizado componentes, materiais e ferramentas usadas na realização do prod...

Date: 2019   |   Origin: SciELO Portugal

Relação mãe-filho(a) em bebés transportados junto ao peito e em bebés transport...

Bárbara,Carina Santa; Fuertes,Marina; Carvalho,Olívia

Sabendo que o contacto físico é importante na relação mãe-filho(a), procurámos comparar a qualidade da interação mãe-filho(a) em dois grupos de estudo: Grupo 1) 20 bebés transportados junto ao peito das suas mães e Grupo 2) 20 bebés transportados em carrinhos ou outros meios auxiliares. Os dois grupos foram emparelhados por idade gestacional, peso gestacional, por idade da criança, sexo da criança, idades dos p...

Date: 2019   |   Origin: SciELO Portugal

Estudo comparativo acerca do comportamento e comunicação materna e paterna em a...

Fernandes,Isabel; Barroso,Isabel; Ferreira,Andreia; Branco,Miguel; Ladeiras,Ana; Veloso,Catarina; Pinto,Filipe; Osório,Tiago; Relvas,Mário; Sousa,Otília

A investigação tende a descrever o pai como parceiro de jogo que favorece a liberdade de ação; enquanto a mãe, tende a reforçar a comunicação nas interações, envolvendo afetivamente a criança. Nos casos em que a mãe brinca e o pai presta cuidados básicos à criança, a qualidade da interação pai-filhos aumenta consideravelmente. Neste estudo, observamos pai e mãe independentemente na mesma situação experimental c...

Date: 2018   |   Origin: SciELO Portugal

Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pai...

Veloso,Catarina; Ladeiras,Ana; Ferreira,Andreia; Barroso,Isabel; Fernandes,Isabel; Pinto,Filipe; Branco,Miguel; Sousa,Otília; Fuertes,Marina

A investigação sobre a qualidade das interações, a comunicação e a atividade entre crianças e adultos tem sido desenvolvida essencialmente com figuras femininas, continuando por esclarecer o papel dos homens como pares afetivos e promotores do desenvolvimento e bem-estar da criança. Procurámos estudar o comportamento de educadores e de pais, do género masculino, com crianças entre os 3 e os 5 anos, sem problema...

Date: 2018   |   Origin: SciELO Portugal

Editorial

Fuertes,Marina; Nunes,Clarisse; Lino,Dalila; Sousa,Otília; Torres,Susana; Teófilo,Rui

Date: 2018   |   Origin: SciELO Portugal

Quando sou mãe e quando sou educadora! Comparando Mães e Educadoras (com os seu...

Farinha,Sofia; Fuertes,Marina

Estudos prévios apontam diferenças entre o comportamento dos Pais (pais e mães) versus Educadores (educadores ou educadoras) tanto em observações experimentais como em observações naturalistas. Com efeito, os educadores assumem um papel mais pedagógico atribuindo um papel mais ativo à criança. Para compreender melhor esta diversidade de papéis daqueles que educam e vivem com a criança, colocamos a seguinte ques...

Date: 2018   |   Origin: SciELO Portugal

Contributos para a auto-regulação do bebé no Paradigma Face-to-Face Still-Face

Seixas,Íris; Barbosa,Miguel; Fuertes,Marina

Logo após o nascimento o recém-nascido apresenta comportamentos instintivos de auto-regulação que lhe permitem controlar as suas respostas motoras e vegetativas isolando-se de estímulos perturbadores, organizando-se face ao stress e iniciando ou terminando a interação com os pais. Estes comportamentos evoluem ao longo do primeiro ano de vida. A partir dos 3 meses estes comportamentos parecem organizar-se em est...

Date: 2017   |   Origin: SciELO Portugal

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