RESUMO INTRODUÇÃO: As fórmulas infantis apresentam especificidades na sua manipulação, preparação e conservação. Questionou-se “O que sabem os pais de lactentes saudáveis sobre a utilização/preparação de fórmulas infantis?”. OBJETIVOS: Analisar evidências científicas disponíveis na literatura sobre conhecimento dos pais de lactentes saudáveis acerca da utilização e preparação de fórmulas infantis; Identificar o...
ABSTRACT Objective: To identify the most used social networks and the most consumed contents by women seeking support and further understanding of breastfeeding/breast milk. Data source: An integrative literature review was performed using the Psychology & Behavioral Sciences Collection, MEDLINE Complete, CINAHL Complete, MedicLatina, Academic Search Complete and ERIC databases. The search was conducted in Apri...
Para analisar os currículos e os livros escolares adotados nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências quanto à presença ou não de termos relacionados à prática da amamentação, realizamos um estudo descritivo analisando o currículo e 16 manuais de 25 escolas públicas de três municípios do interior paulista, de setembro/2010 a fevereiro/2011. Definimos previamente alguns conceitos co...
Constatando-se que a doença crónica na criança apresenta uma prevalência bastante elevada realizou-se um levantamento bibliográfico sistematizado de estudos indexados nas bases de dados SciElo, LILACS, CINAHL, PubMed, Nursing Reference Center, PEPsic, Medline, PsycoInfo e ScienceDirect, publicados entre 2001 e 2010, relativos ao tema bullying nas crianças com doença crónica no qual se procurou verificar se as c...
Para conhecer como a amamentação é abordada às crianças do 1º Ciclo, e o que aprendem na escola sobre este tema, analisaram-se, do 1º ao 4º ano de escolaridade, 19 manuais escolares de Estudo do Meio, adoptados em 73 escolas públicas de seis agrupamentos de escolas da área educativa de Coimbra. Na análise dos conceitos transmitidos definiram-se, a priori, alguns considerados imprescindíveis para ensinar e expli...
Estudo descritivo e transversal, utilizando um questionário, com 1.078 crianças entre 7 e 12 anos de idade, dos terceiros e quartos anos do primeiro ciclo do ensino básico, de escolas públicas, para estudar as vivências de amamentação. A maioria delas, 918 (85,2%), sabia que tinha sido amamentada e 895 (83,0%) usaram chupeta. Um pequeno número viu a mãe amamentar e presenciou o pai junto da mãe quando amamentav...