4 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Matéria-Prima, vol.6, nº1 (Jan./Abr. 2018)

Queiroz, João; Alonso Sanz, Mª Amparo; Rita, Dora Iva; Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias; Sylla, Cristina; Siebert, Emanuele Cristina

Risco: educação artística: A educação artística enfrenta o risco de desaparecimento gradual do seu habitat da educação formal ao mesmo tempo que a sociedade civil cada vez mais a reclama, no contexto das instituições que dependem do sucesso dos públicos e dos visitantes. Assiste-se a uma contradição de termos que parece ser originária de uma liberalização cognitiva: este parece ser um paradigma para ficar. O ne...


Matéria-Prima, vol.6, nº3 (Set./Dez. 2018)

Queiroz, João; Monleón, Vicente; Facco, Marta; Lampert, Jociele; Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro; Frade, Isabela Nascimento

As matérias-primas têm as marcas da sua origem, da sua localidade. Mas também é verdade que o centro de um processo educativo é não raramente desequilibrado pelas tensões hegemónicas e culturais. A reprodução do saber e da habilitação simbólica é uma das agências da hegemonia cultural. Perante os discursos hegemónicos, pós colonizadores, há propostas de resistência: a contextualização, o valor cultural local, a...


Matéria-Prima, vol.4, nº2 (Mai./Ago. 2016)

Queiroz, João; Calado, Margarida; Pessanha, Ana Maria Araújo; Leal, Alda Maria Encarnação Rodrigues; Barbosa Moreira, Francisco Edilberto

A educação artística passa por circunstâncias paradoxais, que se originam na sua essencialidade plástica: o desenho cada vez é menos praticado no papel e cada vez é mais praticado no ecrã. A experiência plástica do corpo a corpo, da “afinidade” através da convenientia, da aemulatio, da analogia, e das simpatias (Foucault), pode já ser cada vez mais reduzida, ou mesmo residual. Hoje a experiência digital anteced...


Matéria-Prima, vol.3, nº2 (Jul./Dez. 2015)

Queiroz, João; Calado, Margarida; Oliveira, Elisabete Silva; Pessanha, Ana Maria Araújo; Leal, Alda Maria Encarnação Rodrigues

A educação pela arte faz-se através dos seus materiais, da sua operação, da transformação das matérias em ideias novas, em novas coisas. No seu sucesso está implicada uma literacia, uma capacidade interpretativa, ou crítica, sobre a semiosfera cada vez mais povoada, saturada de mensagens parasitárias. A educação implica uma leitura do mundo (Paulo Freire), que se projeta na interpretação de todas as camadas de ...


4 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date




Document Type


Access rights


Resource


Subject