This text is part of a larger study developed as part of the Final Internship Report for obtaining the master’s degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education. Its theme is Problem-Based Learning (PBL), characterized as an innovative teaching and learning methodology, which translates into the multiplicity of materials, resource...
This text is part of a larger study developed as part of the Final Internship Report for obtaining the master’s degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education. The theme is Problem-Based Learning (PBL), characterized as an innovative teaching and learning methodology, which translates into the multiplicity of materials, resource...
A alimentação humana tem contribuído para o agravamento dos problemas ambientais. Esta pesquisa centra-se na problemática da (in)sustentabilidade alimentar, procurando dar resposta ao problema: Quais as práticas e as preocupações dos alunos que frequentam o ensino superior com a gestão dos produtos alimentares? Optou-se por uma metodologia quantitativa, tendo sido elaborado um inquérito por questionário. A amos...
Human food has contributed to the worsening of environmental problems. This research focuses on the problem of food (in) sustainability, seeking to answer the problem: What are the practices and concerns of students who attend higher education with food products management? A quantitative methodology was chosen and a questionnaire survey was developed. The sample consisted of 718 students from the Escola Superi...
Esta comunicação refere-se a um estudo no âmbito do Projeto “Escolas AS”, desenvolvido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança em parceria com Agrupamentos de Escolas da Região. Considerando que a educação deve ser um processo holístico, que deve contribuir para a integração do indivíduo na sociedade e responder às suas necessidades, o Projeto enquadra-se numa perspetiva de educaçã...
Tendo como ponto fundamental o valor dos contextos e dos profissionais que apoiam os estagiários na sua vontade de se construir profissionalmente, este capítulo dá conta de um estudo sustentado em práticas de supervisão desenvolvidas numa instituição de formação de professores. O grupo de investigadoras procurou aprofundar o conhecimento dos supervisores cooperantes sobre as práticas de supervisão ao nível dos ...
O presente estudo pretende conhecer as perceções dos alunos da Licenciatura em Educação Básica (LEB) sobre as inter-relações ciência-tecnologia-sociedade (CTS). Trata-se de um estudo de natureza quantitativa que recorre ao questioná-rio Views on Science-Technology-Society (VOSTS), versão portuguesa abrevia-da de 19 itens para recolha de dados.
Esta comunicação refere-se a um estudo no âmbito do Projeto “Escolas ÁS”, desenvolvido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança em parceria com Agrupamentos de Escolas da Região. Pretende contribuir para que a escola e as crianças sejam agentes de mudança das práticas das famílias no que respeita à alimentação, que tem forte impacto ambiental, económico, ético e social, não só pela ...
Esta comunicação pretende revelar aspetos das dinâmicas da construção dos Relatórios finais de estágio, mais especificamente da elaboração dos projetos de intervenção e investigação, de futuros professores do Mestrado em ensino do primeiro ciclo de ensino básico e de matemática e ciências naturais no segundo ciclo do ensino básico. Para isso, apresenta-se uma panorâmica das orientações em vigor na nossa institu...
Esta comunicação pretende revelar aspetos das dinâmicas da construção dos Relatórios finais de estágio, mais especificamente da elaboração dos projetos de intervenção e investigação, de futuros professores do Mestrado em ensino do primeiro ciclo de ensino básico e de matemática e ciências naturais no segundo ciclo do ensino básico. Para isso, apresenta-se uma panorâmica das orientações em vigor na nossa institu...