No âmbito da Unidade Curricular de Pedagogia da Educação Ambiental da Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza os estudantes do 3.º ano do curso foram desafiados a criar um circuito ecológico no Campus do IPSantarém. O trabalho desenvolveu-se em torno dos seguintes momentos: a) inventariação e caracterização da biodiversidade florística existente em pontos estratégicos do campus, com interesse a...
O presente trabalho resulta da implementação e análise de uma visita de estu-do realizada à Resitejo – unidades de Triagem, Tratamento Mecânico e Bio-lógico e Aterro, localizada na Carregueira, no âmbito da Unidade Curricular de Pedagogia da Educação Ambiental do curso de Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza. A visita de estudo foi planeada conside-rando os seguintes momentos: pré-visita, vi...
Face aos desafios globais do século XXI, tem-se defendido uma abordagem educativa que articule a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática (STEM), capaz de fomentar a literacia nestas áreas e de contribuir para o desenvolvimento de competências do século XXI: colaboração; pensamento crítico; criatividade; resolução de problemas; literacia digital. Contudo, vários desafios se colocam aos professores, no...
Projeto de caracterização da Educação Pré-Escolar no distrito de Santarém - PROCEP
Em Portugal a educação das crianças antes da sua entrada para o ensino obrigatório sempre ocupou um lugar muito específico e diferenciado em relação aos outros níveis de ensino. Tendo evoluído sem obedecer a uma política educativa previamente definida, a educação de infância tem- se caracterizado por uma grande heterogeneidade, tanto em relação à rede institucional como em relação à formação de educadores.