This article examines how Facebook is shaping the nature of hate speech. The observation field is the Facebook pages of the 18 Portuguese football clubs of the Portuguese League – the main professional competition in the country. Data extraction was performed automatically via Facebook Graph API in the first three months of the 2020/2021 season. The analysed dataset has 5,192 publications and 276,231 fan commen...
Em primeiro lugar, quero deixar uma palavra de agradecimento aos autores Paul M. Pedersen, Pam C. Laucella, Edward M. Kian e Andrea N. Geurin pelo esforço e dedicação para produzir a terceira edição do Strategic Sport Communication.Esta edição do Strategic Sport Communication veio ampliar a compreensão sobre uma temática em mutação. Desde a publicação das duas primeiras edições (2007 e 2017) que os campos de es...
Esta investigação, baseada numa análise comparativa da interação dos fãs nas fanpages do Sport Lisboa Benfica e do Sporting Clube Portugal, durante a “Final da Taça da Liga de Futebol Feminino”, lança a luz sobre como os utilizadores se posicionam no que diz respeito ao engagement no Facebook. São vários os estudos longitudinais que apontam que nos últimos dez anos o desporto no feminino conseguiu mais espaço m...
Os Clubes Desportivos têm vindo a desenvolver uma relação de proximidade com a sua comunidade, acompanhando a evolução estratégica das organizações e as tendências do Marketing. Existe uma preocupação evidente, por parte das Marcas Desportivas (clubes desportivos), em comunicar de forma mais assertiva e em levar para mais perto de si os seus fãs. Estas medidas, visam aliciar os fãs a experiências diferentes e i...
Os Clubes Desportivos têm vindo a desenvolver uma relação de proximidade com a sua comunidade, acompanhando a evolução estratégica das organizações e as tendências do Marketing. Existe uma preocupação evidente, por parte das Marcas Desportivas (clubes desportivos), em comunicar de forma mais assertiva e em levar para mais perto de si os seus fãs. Estas medidas, visam aliciar os fãs a experiências diferentes e i...
O artigo analisa as formas como os fãs das seleções de Portugal, Espanha, Marrocos e Irã, o Grupo B do Mundial de Futebol 2018, se envolveram com as suas respectivas páginas oficiais no Facebook e como as páginas se relacionaram com os stakeholders. A estratégia adotada assenta numa abordagem quantitativa aos fluxos de dados produzidos, entre 1 de abril de 2017 e 3 de maio de 2018, pelas fanpages e por seus uti...
Esta investigação, baseada numa análise comparativa da interação dos fãs nas fanpages do Sport Lisboa Benfica e do Sporting Clube Portugal, durante a “Final da Taça da Liga de Futebol Feminino”, lança a luz sobre como os utilizadores se posicionam no que diz respeito ao engagement no Facebook. São vários os estudos longitudinais que apontam que nos últimos dez anos o desporto no feminino conseguiu mais espaço m...
A relação entre os media e o futebol é uma relação simbiótica. O artigo tem como propósito apresentar a pertinência desta relação através de uma abordagem conceptual, procurando, por um lado, ilustrar o percurso histórico do “sistema dos media” para explicar como é que os media e o futebol se constituem como fonte de significado social e cultural na vida de muitas pessoas. Por outro lado, procura enquadrar a ev...
tThis study details the physiological responses of cork oak (Quercus suber L.) to manipulated water inputs.Treatments named as dry, ambient and wet, which received 80, 100 and 120% of the annual precipitation,respectively, were applied to a Mediterranean woodland in southern Portugal. Tree ecophysiology andgrowth were monitored from 2003 to 2005.The impacts of the water manipulation were primarily observed in t...