O objetivo deste estudo é discutir sobre a saúde mental dos profissionais da educação, de duas escolas da rede pública, da cidade de Iguatu-CE, frente os desafios encontrados durante a pandemia da COVID-19, com a adoção do ensino remoto emergencial (ERE). A metodologia foi exploratória e descritiva, com uso de questionários aplicados com professores. Dentre os resultados, identificou-se os principais sintomas d...
This study discusses the issue of scientific bricolage in education research, raising reflections based on the experience of post-graduate students. This approach takes into account the diligence, complexity and interdisciplinarity aspects of the production of scientific knowledge on teacher training. This discussion was supported by the theoretical-methodological framework and the analysis of data originating ...
No contexto atual nos deparamos com discussões sobre a Formação e Formação Tecnológica, bem como sua relação com a vida e trabalho do profissional. Vale destacar, que nessa discussão o Estágio é considerado uma área da formação acadêmica que trabalha com ensino e pesquisa, sendo também um campo de reflexão, além de ser um espaço propício para a prática associada à intervenção enquanto conhecimento e pesquisa, e...
Esta pesquisa tem como espaço de investigação os estudos apresentados por Almeida (2012), Lima (2012) e Severino (2008), no tocante a desvalorização da docência universitária que acontece nos cursos de pós-graduação stricto sensu, portanto, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e em desenvolvimento. O interesse pela temática de estudo partiu das leituras realizadas no grupo de estudo sobre estágio e d...
A avaliação tem sido pauta de inúmeras discussões entre grupos que questionam as avaliações realizadas de modo geral. Esse texto tem como objetivo registrar a experiência de formação, a partir dos temas planejamento e avaliação, discutidos na disciplina Didática do Ensino Superior do curso de especialização em Gestão Escolar de uma universidade pública do Ceará. Os alunos tiveram oportunidade não só de conhecer...