[Excerto] Vou revisitar brevemente neste texto quatro autoras que, por distintos modos e caminhos vários, me têm acompanhado e ensinado a ver o mundo e a pensá-lo. [...]
The film structure of "Prazer, Camaradas!" (premiered at the Locarno Film Festival in August 2019, and which, in my view, is beyond documentary) is a narrative that interweaves distinct voices, times and spaces in a kind of "mise-en-abyme," bringing characters, events, episodes and history itself, from a recent past, some 40 years in the making, into the present.; A estrutura fílmica de "Prazer, Camaradas!" (es...
Estudo da obra de D. Pereira de Almeida, As Telefones, numa perspectiva multidisciplinar e interartística, como uma reinvenção da narrativa poética e um desafio anti-canónico ás narrativas da diáspora; FCT. Projecto Womanart (2017-2022)
[Excerto] AGM. Mónica de Miranda, desde já muito obrigada por aceder a dar-nos esta entrevista! Gostaria de lhe pedir, em primeiro lugar, para nos falar um pouco sobre o cruzamento entre prática artística e investigação académica. Mónica de Miranda. Em relação à investigação, o meu trabalho sempre teve uma natureza de reflexão sobre várias questões, ou seja, nunca foi um trabalho que se contentasse só com uma m...
Martin McDonagh’s play The Pillowman (2003) has directly influenced Paula Rego’s compositions that bear the same name (2004-05). I propose to look at the work of both artists in the light of a shared conviction: the belief that “the first duty of a storyteller is to tell a story”. There lies the right of the storyteller. And the freedom of the artist is to reject becoming a “legislator of mankind” and to elude ...
Dizer que o poeta que vou apresentar hoje na Biblioteca de Famallcio por ocasião da X Feira do Livro desta cidade dispensa apresentação, soa a lugar comum, mas é porém, neste caso, afirmação genuina e sentida. O José Manuel Mendes, homem público, poeta, romancista e cronista repetidas vezes premiado, traduzido e reconhecido multo além das fronteiras do nosso por vezes demasiado estreito Portugal, é por todos nó...
No mês em que é anunciado o fim da Fundação Casa das Histórias, em Cascais, surge uma exposição a vários títulos improvável, e por isso mesmo mais extraordinária ainda, no Museu dos Terceiros (MUTE), na vila de Ponte de Lima, no Norte de Portugal. Composto pelo conjunto arquitectónico das Igrejas da Ordem Terceira de S. Francisco e do Convento de Santo António dos Frades, o museu está situado no coração da vila...
Começo por uma afirmação provavelmente controversa: a cultura é um estado dinâmico, uma recusa do quietismo e do conformismo. Contrariamente ao que seria talvez de esperar, a cultura deve portanto inquietar, desassossegar permanentemente. Por isso é tão mal amada pelo poder, pelos poderes. Sempre o foi, desde a Antiguidade clássica aos nossos dias. Quem são os primeiros a ser expulsos da “cidade” quando os temp...
[Excerto] CRÓNICA DO TEMPO SUSPENSO 1. Do espanto. Do medo. Em Itália foi decretado o estado de emergência. Ninguém entra, ninguém sai do país. As famílias fechadas em casa, jovens, crianças, velhos. O que fazem os italianos em Roma, a capital do país? Abrem as janelas de par em par, vêm para as varandas em família: bandeiras do país içadas, entoam canções populares, um jovem toca a sua guitarra, uma mulher can...
O presente número da revista Diacrítica foi organizado como resultado editorial no âmbito do projeto financiado pela FCT Mulheres, Artes e Ditadura - Portugal, Brasil e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (http://cehum.ilch.uminho.pt/womanart), atualmente desenvolvido pelo grupo de investigação em Género, Artes e Estudos Pós-Coloniais do CEHUM, Universidade do Minho (http://cehum.ilch.uminho.pt/defaul...