Nas artes performativas, as ligações entre o ator/bailarino/ músico/performer e os espectadores são permanentes. Mesmo antes do ato performativo, é, desde logo, estabelecido um elo através de estratégias de comunicação promocionais que divulgam a sua realização e que disponibilizam informação sobre o ponto de partida, processos criativos, conteúdos, intenções, efeitos e questões de determinada ação performativa.
Autobiografia e auto-ficção como “exercícios do eu”. Como se repercutem na produção artística contemporânea? O alcance desse modus operandi nas práticas de artistas que fazem das suas vidas reais e ficcionadas a matriz das suas obras.
Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas 2010
(...) O meu pressuposto inicial era o de desenvolver algumas ideias sobre as práticas teatrais contemporâneas, campo que me tem ocupado durante os últimos anos, quer a nível teórico, quer a nível prático. Há já alguns anos que me interessa perceber de que ‘matéria’ é feito o teatro nos dias de hoje. A esta pergunta tenho procurado responder (qual Hércules!) cruzando diversos discursos teóricos com os resultados...
O projecto de mestrado apresentado no suporte audiovisual pretende retratar a vida e obra do músico português, José Mário Branco. Este retrato foca sobretudo a sua obra musical mais politizada, e o género comummente designado de Canto de Intervenção, ou de Protesto, surgido em finais dos anos 60, em Portugal, e em português. José Mário Branco, nasceu em 1942 no Porto, durante o regime Fascista do Estado de Novo...