As Ciências assumem um papel crucial na educação, desde os primeiros anos de escolaridade, contribuindo para a formação de cidadãos ativos e criativos. Este estudo procura evidenciar a necessidade de adotar o Ensino Experimental das Ciências como um método de ensino preferencial nas práticas educativas, assumindo-se este como um aliado no processo de ensino e de aprendizagem. Pretendeu-se promover a construção ...
Introduction: Listeria spp. infection is rare. It usually results from the consumption of contaminated food. Although most cases are sporadic, outbreaks of food origin have been reported. The spectrum of clinical manifestations is diverse, particularly bacteriemia, sepsis, and central nervous system (CNS) infection. It mainly affects elderly patients with important comorbidities or immunosuppression states, and...
As práticas educativas pautadas no trabalho intencional e significativo tornam-se necessárias atualmente. A investigação na Educação Infantil é possível e nosso trabalho mostra um recorte do percurso percorrido por 28 crianças (três a seis anos de idade), de uma escola municipal de Campinas (São Paulo, Brasil) e sua professora, na construção de conhecimentos sobre Botânica, mais especificamente árvores, present...
[Excerto] Como uma importante iniciativa de internacionalização, o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Brasil, realizou em junho de 2017, o I Congresso Internacional de Ensino da UENP (I CONIEN). Com mais de 300 participantes, o congresso foi realizado no campus Cornélio Procópio (CCP) e reuniu, além de professores e alunos, representantes da rede mun...
A investigação na Educação Infantil é possível e este artigo mostra um recorte do percurso percorrido por 28 crianças (três a seis anos de idade) de uma escola municipal de Campinas-SP e sua professora, na construção de conhecimentos sobre Botânica (árvores). O objetivo foi apresentar uma pesquisa com atividades de observação, registros e avaliação sobre o tema. A pergunta norteadora foi: Quais foram os conheci...
[Excerto] Esta pesquisa apresenta o caminho teórico e metodológico percorrido, com o intuito de promover a Alfabetização Científica (AC) com conteúdos botânicos aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). A AC visa favorecer a formação de cidadãos esclarecidos em suas atitudes, pela apropriação de conhecimentos científicos que favorecem a atuação de modo racional e responsável, além de proporcionar...
Nesta 6ª idade (“Um pouco mais de azul”), os textos críticos balizam, metodológica e programaticamente, os primeiros três quartos do século XX — textos estes que procuram, assim, com as inevitáveis restrições e reservas determinadas (necessariamente sintéticas e elucidativas) por uma História Global da Literatura, refletir sobre autores, obras, contextos, tendências estético-literárias, grupos, gerações, que ma...
The WP2 of the EKT project aimed at describing how in-school placement (ISP) is organised and developed in the initial teacher education in the countries participating in the EKT project (Austria, England, Ireland, Portugal and Spain). In order to achieve this goal, two main pr ocedures were developed: 1. The characterization of national ISP systems, based on the analysis of institutional documentation (legisla...
[Excerto] Introdução A Educação Ambiental é uma área de ensino que se preocupa com os impactos ambientais e a forma de combatê-los. Assim, tem a responsabilidade de formar nos indivíduos a preocupação com os problemas, buscando a sustentabilidade na conservação e preservação dos recursos naturais. Aborda em sua temática a forma íntegra, sob a ótica dos aspectos sociais, econômicos, éticos, políticos e ecológico...