96 documents found, page 1 of 10

Sort by Issue Date

O ensino experimental das ciências: promoção conceptual dos alunos no 1.° e 2.°...

Pereira, Elsa; Guimarães, Fernando; Poletto, Rodrigo De Souza

As Ciências assumem um papel crucial na educação, desde os primeiros anos de escolaridade, contribuindo para a formação de cidadãos ativos e criativos. Este estudo procura evidenciar a necessidade de adotar o Ensino Experimental das Ciências como um método de ensino preferencial nas práticas educativas, assumindo-se este como um aliado no processo de ensino e de aprendizagem. Pretendeu-se promover a construção ...


Listeriosis: The Experience of a Portuguese Hospital Centre : Listeriose: A Exp...

Costa, Andreia; Carvalho, Rui; Paixão, Anusca; Sousa, Sara; Jesus, Rafael; Guimarães, Fernando

Introduction: Listeria spp. infection is rare. It usually results from the consumption of contaminated food. Although most cases are sporadic, outbreaks of food origin have been reported. The spectrum of clinical manifestations is diverse, particularly bacteriemia, sepsis, and central nervous system (CNS) infection. It mainly affects elderly patients with important comorbidities or immunosuppression states, and...


Botânica na educação infantil: relato de trabalho com árvores de uma escola mun...

Venerando, Aline Tatiana Ribeiro; Guimarães, Fernando; Santos, Fernando Santiago dos

As práticas educativas pautadas no trabalho intencional e significativo tornam-se necessárias atualmente. A investigação na Educação Infantil é possível e nosso trabalho mostra um recorte do percurso percorrido por 28 crianças (três a seis anos de idade), de uma escola municipal de Campinas (São Paulo, Brasil) e sua professora, na construção de conhecimentos sobre Botânica, mais especificamente árvores, present...


Missões técnicas entre UENP e UMinho

Guimarães, Fernando; Blanco, Marília Bazan; Machado, Thaynara Aparecida

[Excerto] Como uma importante iniciativa de internacionalização, o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Brasil, realizou em junho de 2017, o I Congresso Internacional de Ensino da UENP (I CONIEN). Com mais de 300 participantes, o congresso foi realizado no campus Cornélio Procópio (CCP) e reuniu, além de professores e alunos, representantes da rede mun...


Botânica na educação infantil: o trabalho sobre árvores com crianças pequenas e...

Venerando, Aline Tatiana Ribeiro; Guimarães, Fernando; Santos, Fernando Santiago dos

A investigação na Educação Infantil é possível e este artigo mostra um recorte do percurso percorrido por 28 crianças (três a seis anos de idade) de uma escola municipal de Campinas-SP e sua professora, na construção de conhecimentos sobre Botânica (árvores). O objetivo foi apresentar uma pesquisa com atividades de observação, registros e avaliação sobre o tema. A pergunta norteadora foi: Quais foram os conheci...


O ensino da botânica por meio de práticas e suas relações com os documentos bra...

Franco, Fabiane; Poletto, Rodrigo de Souza; Guimarães, Fernando

[Excerto] Esta pesquisa apresenta o caminho teórico e metodológico percorrido, com o intuito de promover a Alfabetização Científica (AC) com conteúdos botânicos aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). A AC visa favorecer a formação de cidadãos esclarecidos em suas atitudes, pela apropriação de conhecimentos científicos que favorecem a atuação de modo racional e responsável, além de proporcionar...


História Global da Literatura Portuguesa. Com golpe de asa (Idade dos Ismos)

Guimarães, Fernando; Ferraz, Roberta; Saraiva, Arnaldo; Gori, Barbara; Martines, Enrico; Lisboa, Eugénio; Simões, Elsa; Martins, Guilherme d'Oliveira

Nesta 6ª idade (“Um pouco mais de azul”), os textos críticos balizam, metodológica e programaticamente, os primeiros três quartos do século XX — textos estes que procuram, assim, com as inevitáveis restrições e reservas determinadas (necessariamente sintéticas e elucidativas) por uma História Global da Literatura, refletir sobre autores, obras, contextos, tendências estético-literárias, grupos, gerações, que ma...


Education knowledge transfer: Report on in-school placements needs and possibil...

Carvalho, José António Brandão; Morante, M. Carmen Fernández; Viseu, Floriano; Dourado, Luís; Lencastre, José Alberto; Osório, António José

The WP2 of the EKT project aimed at describing how in-school placement (ISP) is organised and developed in the initial teacher education in the countries participating in the EKT project (Austria, England, Ireland, Portugal and Spain). In order to achieve this goal, two main pr ocedures were developed: 1. The characterization of national ISP systems, based on the analysis of institutional documentation (legisla...


Educação Ambiental e mudanças climáticas: plantando o futuro

Franco, Fabiane; Poletto, Rodrigo de Souza; Freire, Ane Caroline; Guimarães, Fernando

[Excerto] Introdução A Educação Ambiental é uma área de ensino que se preocupa com os impactos ambientais e a forma de combatê-los. Assim, tem a responsabilidade de formar nos indivíduos a preocupação com os problemas, buscando a sustentabilidade na conservação e preservação dos recursos naturais. Aborda em sua temática a forma íntegra, sob a ótica dos aspectos sociais, econômicos, éticos, políticos e ecológico...



96 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date





















Document Type









Access rights



Resource














Subject