O Pensamento Computacional (PC) tem-se afirmado como uma competência essencial nos currículos escolares, em especial de Matemática. Contudo, existe ainda uma compreensão limitada sobre como pode ser desenvolvido de forma integrada com outros conhecimentos matemáticos essenciais. Este estudo investigou a possibilidade de integrar o desenvolvimento do pensamento computacional e do raciocínio geométrico no âmbito ...
Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores ...
Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores ...
A investigação tem mostrado que o professor tem um papel determinante nos resultados de aprendizagem dos seus alunos, sendo as suas práticas pedagógicas influenciadas por fatores cognitivos, afetivos e culturais e as suas ações na sala de aula determinantes para a criação na sala de aula de um ambiente que favorece a aprendizagem da matemática com sucesso. Atualmente está em curso um estudo internacional - Valu...
Este artigo reporta um estudo em que se pretendeu identificar e discutir os aspetos que os professores de matemática valorizam na aprendizagem desta disciplina. Foram inquiridos, por meio de um questionário eletrónico, 113 professores a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade em escolas públicas de todo o país. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para catego...
Este artigo reporta um estudo em que se pretendeu identificar e discutir os aspetos que os professores de matemática valorizam na aprendizagem desta disciplina. Foram inquiridos, por meio de um questionário eletrónico, 113 professores a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade em escolas públicas de todo o país. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para catego...