Neste trabalho pretendo apontar para a forma particular com que o cineasta Patricio Guzmán evoca a memória do trauma da ditadura chilena em seu documentário O Botão de Nácar (2015), filme central da trilogia que começa com Nostalgia da Luz (2010) e termina com A Cordilheira dos Sonhos (2019), mostrando como o seu cinema foi encontrando cada vez mais estratégias estéticas e narrativas para “filmar o que não se v...
Transcrição editada da entrevista com o cineasta chileno Patricio Guzmán realizada por videoconferência no dia 3 de junho de 2021 durante a I Conferência de Estudos Fílmicos: Cinema, Estética e Memória, organizada pelo CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares) e o LIPA (Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas) da Universidade de Coimbra.; Edited transcription of the online interview with Chilean f...
Introdução ao volume coletivo ‘Memórias em Movimento. História e Trauma no Cinema Ibero-americano
O artigo discorre sobre dois filmes poucos conhecidos do cineasta Patricio Guzmán – Em Nome de Deus (1987) e A Cruz do Sul (1992) que apontam para o papel que exerceram as religiões, especialmente a Igreja Católica em uma de suas correntes teológicas de cunho político progressista, no apoio às vítimas e a seus familiares durante a ditadura militar chilena. Através de uma análise que combina estudos fílmicos com...
Nesse texto, analiso como Patricio Guzmán, em Nostalgia da Luz (Nostalgia de la luz, 2010), aborda o tema da memória através de uma travessia pela geografia chilena. Partindo de conceitos como paisagem e melancolia, exponho algumas noções teóricas no campo de estudos sobre a paisagem, a psicanálise e os estudos fílmicos, para refletir sobre o potencial político e estético da paisagem fílmica, a partir das tensõ...
A obra Memórias em movimento nasce como um volume bilingue português-castelhano para tentar estabelecer uma ponte entre investigadores que trabalham nas duas línguas ibéricas aquém e além do Oceano Atlântico. Tem, portanto, uma perspectiva transnacional alinhada com o campo dos estudos ibéricos, assim como com os estudos da memória, do trauma e do cinema de não ficção, com especial destaque para o documentário ...