Ernesto Vieira foi uma figura portuguesa de extrema importância para o desenvolvimento musical do país no contexto político da primeira república. O seu trabalho dedicado incidiu em diferentes domínios da música, desde o ensino e pedagogia, à divulgação musical, passando pela interpretação, composição e investigação musicológica. Foi considerado pioneiro no âmbito da musicologia num trabalho rigoroso de análise...
O presente trabalho discorre sobre o ensino da música em Portugal e os seus diferentes contextos, nomeadamente o ensino genérico e o ensino artístico especializado: vocacional e profissional. Centra-se, particularmente, no ensino vocacional da música, que se desenvolve nos conservatórios e academias, e tem como principal objetivo identificar estratégias que possibilitem práticas pedagógicas articuladas com as e...
Este artigo de reflexão resulta do trabalho desenvolvido, sob o título: A Condessa de Almaviva: Caracterização psicológica e as suas especificidades técnico vocais, no âmbito da Prova de Aptidão Artística do Curso Secundário de Canto. O trabalho centra-se na história desenvolvida pelos seus autores, As Bodas de Fígaro, e compreende a análise psicológica das personagens, seu contexto histórico e contributo no qu...
Este artigo apresenta o projeto de intervenção pedagógica resultado da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, implementado nas valências de Jardim de Infância e de Creche. O tema do projeto intitulou-se As Canções de Mimar no Jardim de Infância e na Creche: Canção Mimada, Criança Encantada que emergiu após ...
Este artigo mostra a evolução do regime articulado no Conservatório do Vale do Sousa. Partindo de um estudo desenvolvido em 2008, decidiu-se avaliar a perspetiva da comunidade educativa, hoje, no mesmo Conservatório, no sentido de compreender as alterações ocorridas no ensino da música e regime de frequência. O objetivo do estudo foi identificar os motivos pelos quais as famílias procuram o ensino da música em ...
The Composition discipline and the Composition Course assume an important role in the curriculum of the specialized artistic teaching of music, in Portugal, which manifests itself since the creation of the Lisbon Conservatory, linked to Casa Pia (1835), until today. This article describes a chapter of the PhD in Artistic Education - Music Education of the PhD Program in Child Studies of the University of Minho ...
Este artigo de reflexão discorre sobre o ensino da música em Portugal, nomeadamente o que ocorre nos Conservatórios e Academias de Música, refere as dificuldades com que este tipo de ensino se debate, as tentativas de inserção desta área no sistema geral de ensino e a problemática da avaliação em música. Tem como principal objetivo fazer uma apreciação do modelo de avaliação dos alunos, vigente desde a criação ...
Este artigo de cariz histórico e de carácter reflexivo faz uma breve abordagem ao ensino da música praticado em Guimarães desde a fundação do reino até aos nossos dias. Menciona o papel da Igreja neste processo, as figuras importantes ligadas ao ensino da música e os locais onde se processava o ensino, nomeadamente os mosteiros eclesiásticos. Refere, igualmente, as bandas de música que desempenharam uma função ...
Este artigo resulta do trabalho de investigação desenvolvido com alunos do 9 º ano de escolaridade do Curso Básico de Música do Conservatório do Vale do Sousa , no âmbito da disciplina de Com Textos Musicais. O projeto de investigação pretendeu esclarecer o papel da música no contexto social e cultural dos alunos envolvidos no que concerne ao seu valor e significado; pretendeu, de igual modo, aferir a relevânci...
O projeto O Contributo dos Estilos Musicais na Creche e no Jardim de Infância – Conhecer o país e o mundo através da música foi desenvolvido no âmbito de Creche e Jardim de Infância e integrado no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Mediante a exploração de músicas tradicionais portuguesas na Creche e a abordagem a quatro tipologias musicais: c...