Este relato tem como objetivo descrever a prática dos monitores acadêmicos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Odontologia do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PRO PET Saúde) da Universidade Federal do Ceará (UFC) inseridos no subprojeto: família e integralidade rede de assistência e práticas integrativas e complementares. Es...
RElKI representa uma técnica natural de imposição de mãos, na qual há transferência da energia universal para o receptor, buscando promover o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual, procurando harmonizá-lo energeticamente com a finalidade de prevenção, recuperação e bem-estar.[...]O RElKI é considerado uma das terapias alternativas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e é também compatível com to...
Este estudo é baseado na pesquisa-ação, um caminho metodológico na pesquisa qualitativa, que coloca em destaque o sujeito da pesquisa como agente transformador da sua realidade. Isso acontece por meio de ação planejada, em que pesquisadores e participantes estabelecem relação de troca de conhecimentos, permitindo o diálogo aberto e reflexivo. A coleta de dados foi desenvolvida no período de agosto de 2012 a jan...
Este estudo foi realizado com jovens residentes nas áreas de abrangência de duas equipes da Estratégia Saúde da Família do Centro de Saúde da Família Pedro Celestino Romero, durante o período de um ano. Foram realizadas entrevistas com jovens, e colhidos relatos de experiência das terapeutas. Os objetivos principais foram: identificar se ocorreram mudanças comportamentais nos participantes após as atividades co...
This study aimed to analyze the contribution of Reiki as a proposal of nursing care for people with anxiety in the Family Health Strategy, which was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Ceará in Opinion No. 1233393. It was held at a Desk Health in Fortaleza, Ceará, during the work activities of the author, who is Reiki master. The methodology used was quantitative, descriptive and inter...