As part of the curricular unit Clinical Education II at E2S|Porto, a pedagogical intervention on heredity was developed for primary school students, aiming to promote active learning of fundamental concepts in classical genetics. Starting from the question ‘Why do we look like our parents?’, a playful-pedagogical approach was adopted, combining brief expository moments with age-appropriate, hands-on activities....
Fungos endofíticos são microrganismos que colonizam o interior de tecidos vegetais, geralmente de forma assintomática, durante a totalidade ou uma porção do seu ciclo de vida. Estes existem em grande diversidade, em climas temperados ou tropicais, tendo sido encontrados em mais de 300 000 espécies de plantas. Devido aos longos períodos de coexistência e processos de coevolução, estabeleceram-se interações de di...
O processo de avaliação dos conhecimentos é uma questão central nos sistemas de ensino, independentemente de se inserir na categoria prognóstica, formativa e/ou sumativa. Esta importância é mais sentida na situação pandémica atual que tem obrigado a práticas mistas de ensino e/ou inteiramente em regime não presencial. Por essa razão, a avaliação tem sido amplamente debatida no contexto de ensino remoto e à dist...
Num tempo em que novas abordagens pedagógicas se discutem, se aperfeiçoam e se implementam, surgem as metodologias ativas. Assumidas como ferramentas potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, favorecem o desenvolvimento de competências e a construção do conhecimento. Considerando a vontade de melhoria das práticas docente, e a perceção de que poucos estudos abordam a aplicabilidade de novas tecnol...
Provas públicas para obtenção do Título de Especialista em Análises Clínicas e Saúde Pública, pelo Instituto Politécnico do Porto,